Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22467
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Escrita literária/criativa como abordagem de ensino: uma proposta didática para tornar os alunos escritores de suas próprias histórias
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Vitória Paulino da
Orientador: Amorim, Marcel Alvaro de
Resumo: Este trabalho visa a elaborar uma unidade didática para o trabalho com a escrita literária/criativa – em específico, o gênero conto – para alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. Para isso, parte de uma concepção interacional da linguagem (ANTUNES, 2003), que reflete na ativa participação do aluno no desenvolvimento de seus saberes linguísticos, e, também, de discursos acadêmicos e oficiais sobre a produção textual, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Currículo Municipal do Rio de Janeiro. Essa proposta pedagógica baseia-se no conceito de Escrita Criativa, entendendo-a como uma prática eficaz que visa formar leitores e escritores críticos. A metodologia empregada para a criação da unidade didática segue a abordagem da Sequência Expandida, conforme proposta por Rildo Cosson (2009), a qual busca uma nova experiência com o objetivo literário. É importante destacar que esta unidade didática ainda não foi implementada na escola municipal em questão. Contudo, acreditamos que, ao ser aplicada, ela poderá gerar efeitos positivos para a formação de leitores ativos e críticos no ambiente educacional básico. Assim, concluímos que a prática da escrita literária/criativa na escola pode configurar-se como uma abordagem valiosa nas aulas de Literatura e Língua Portuguesa, contribuindo para a formação de leitores.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Estudo e ensino
Escrita criativa
Escrita literária
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Jan-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VPSilva.pdf288.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.