Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22467
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Escrita literária/criativa como abordagem de ensino: uma proposta didática para tornar os alunos escritores de suas próprias histórias
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Vitória Paulino da
Tutor: Amorim, Marcel Alvaro de
Resumen: Este trabalho visa a elaborar uma unidade didática para o trabalho com a escrita literária/criativa – em específico, o gênero conto – para alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. Para isso, parte de uma concepção interacional da linguagem (ANTUNES, 2003), que reflete na ativa participação do aluno no desenvolvimento de seus saberes linguísticos, e, também, de discursos acadêmicos e oficiais sobre a produção textual, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Currículo Municipal do Rio de Janeiro. Essa proposta pedagógica baseia-se no conceito de Escrita Criativa, entendendo-a como uma prática eficaz que visa formar leitores e escritores críticos. A metodologia empregada para a criação da unidade didática segue a abordagem da Sequência Expandida, conforme proposta por Rildo Cosson (2009), a qual busca uma nova experiência com o objetivo literário. É importante destacar que esta unidade didática ainda não foi implementada na escola municipal em questão. Contudo, acreditamos que, ao ser aplicada, ela poderá gerar efeitos positivos para a formação de leitores ativos e críticos no ambiente educacional básico. Assim, concluímos que a prática da escrita literária/criativa na escola pode configurar-se como uma abordagem valiosa nas aulas de Literatura e Língua Portuguesa, contribuindo para a formação de leitores.
Materia: Língua portuguesa
Estudo e ensino
Escrita criativa
Escrita literária
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 25-ene-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VPSilva.pdf288.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.