Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/224
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A representação da mulher na televisão brasileira: uma análise a partir do filme "Um Dia na Vida" de Eduardo Coutinho
Author(s)/Inventor(s): Dias, Julia Santos Rodrigues
Advisor: Lins, Consuelo da Luz
Abstract: O objetivo, neste trabalho, é analisar, por meio de uma leitura crítica do filme “Um dia na vida” (2010) de Eduardo Coutinho, como a mulher é representada pela televisão brasileira, buscando entender como se dão as batalhas de poder que se travam em torno do corpo feminino. O filme de Coutinho é, do nosso ponto de vista, uma espécie de "concentrado" do que se vê na televisão aberta diariamente no Brasil. Nossa hipótese é que através desse filme, que é uma espécie de "inconsciente social à céu aberto" (a expressão é do crítico francês Serge Daney), poderemos fazer algumas constatações a respeito da construção da figura feminina na programação diária da televisão aberta. Para isso, consideraremos a televisão como uma “tecnologia de gêneros, nos termos da teórica feminista Teresa de Lauretis (1994).
Keywords: Análise de Produção
Cinema brasileiro
Televisão
Gênero
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Jul-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DIAS, Julia Santos Rodrigues Dias. A representação da mulher na televisão brasileira: uma análise a partir do filme “Um dia na vida” de Eduardo Coutinho. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Julia Dias.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.