Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22510
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Duas correntes de emancipação em disputa: o protagonismo de “Rosa” e “Maria João” em Virgem Margarida de Licínio Azevedo |
Autor(es)/Inventor(es): | Carvalho, Natacha Aquino de |
Tutor: | Teixeira, Vanessa Ribeiro |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo analisar a maneira como as personagens “Rosa” e “Maria João” protagonizam visões antagônicas de mundo e de emancipação da mulher no interior narrativo do filme Virgem Margarida (2012) do diretor Licínio Azevedo. Além de examinar a ambiguidade entre as visões intercaladas das personagens quanto ao papel da revolução moçambicana na construção da mulher nova e do homem novo, o estudo dialoga com as reflexões de Frantz Fanon em Os condenados da Terra (1968) para discutir o processo de colonização em Moçambique antes e depois da revolução. O trabalho também conta com ensaios de periódicos e livros acerca do cinema moçambicano que discorrem sobre o filme tratado, além de referenciais teóricos de análise cinematográfica. |
Materia: | Cinema Moçambique Personagens femininas |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 23-sep-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NACarvalho.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.