Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/22510
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Duas correntes de emancipação em disputa: o protagonismo de “Rosa” e “Maria João” em Virgem Margarida de Licínio Azevedo |
Autor(es)/Inventor(es): | Carvalho, Natacha Aquino de |
Orientador: | Teixeira, Vanessa Ribeiro |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a maneira como as personagens “Rosa” e “Maria João” protagonizam visões antagônicas de mundo e de emancipação da mulher no interior narrativo do filme Virgem Margarida (2012) do diretor Licínio Azevedo. Além de examinar a ambiguidade entre as visões intercaladas das personagens quanto ao papel da revolução moçambicana na construção da mulher nova e do homem novo, o estudo dialoga com as reflexões de Frantz Fanon em Os condenados da Terra (1968) para discutir o processo de colonização em Moçambique antes e depois da revolução. O trabalho também conta com ensaios de periódicos e livros acerca do cinema moçambicano que discorrem sobre o filme tratado, além de referenciais teóricos de análise cinematográfica. |
Palavras-chave: | Cinema Moçambique Personagens femininas |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 23-Set-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NACarvalho.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.