Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22542
Tipo: Artigo
Título: Formação do acervo da Academia Imperial de Belas Artes e o papel das comissões de professores
Título(s) alternativo(s): Formación del acervo de la Academia Imperial de Bellas Artes (AIBA) y papel de las comissiones de professores
Autor(es)/Inventor(es): Godoy, Rosani
Thiesen, Icléia
Resumo: =Introdução: O artigo objetiva demonstrar os processos de formação do acervo da Biblioteca da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), analisando a forma como eram realizadas as aquisições e as providências tomadas, caracterizando o que hoje chamaríamos de “política de aquisição de acervo”, pelos dirigentes da AIBA. Objetivo: Evidenciar o papel das Comissões de Professores no processo de seleção do acervo. Metodologia: Centrada na leitura, análise de conteúdo e interpretação de fontes primárias, como ofícios e Relatórios Anuais, datados de 1832 a 1888, enviados pelos dirigentes da AIBA ao Ministro da Educação e Instrução Publica, documentos históricos do arquivo do Museu D. João VI, entre outros. Resultados: Revelam práticas biblioteconômicas sendo realizadas na Biblioteca da AIBA desde o início do século XIX, como a existência de Comissões de Professores que realizavam pareceres sobre as obras a serem incorporadas ao acervo durante o processo de seleção. Conclusões: A “Política de aquisição”, ao que tudo indica, foi bem-sucedida por ter a AIBA investido na aquisição e no incentivo à doação de obras de interesse à formação do artista e ter como selecionadores diretores e secretários, com o apoio de uma Comissão de Professores, formando artistas de renome que representaram a Arte no país.
Resumo: Introducción: El artículo tiene como objetivo demostrar los procesos de formación de la colección de la Biblioteca de la Academia Imperial de Bellas Artes (AIBA), analizando la forma en que se realizaron las adquisiciones y las medidas tomadas, caracterizando lo que hoy llamaríamos “colección política de adquisiciones”, por directivos de la AIBA. Objetivo: Resaltar el papel de los Comités de Profesores en el proceso de selección de colecciones, entre otros. Resultados: Revelan prácticas bibliotecarias que se venían realizando en la Biblioteca AIBA desde principios del siglo XIX, como la existencia de Comités de Profesores que brindaban opiniones sobre las obras a incorporar a la colección durante el proceso de selección. Conclusiones: La “Política de Adquisiciones”, al parecer, tuvo éxito debido a que AIBA invirtió en la adquisición e incentivó la donación de obras de interés para la formación del artista y tuvo como seleccionadores a directores y secretarios, con el apoyo de un Comité de Profesores, formadores de reconocido prestigio. artistas que representaron el Arte en el país.
Palavras-chave: Biblioteca da Academia Imperial de Belas Artes
Academia Imperial de Belas Artes
Seleção
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Sistema de Bibliotecas e Informação
Editora: Universidade Estadual de Londrina
In: Informação@Profissões
Volume: 4
Número: 2
Data de publicação: Dez-2015
DOI: 10.5433/1981-8920.2015v4n2p20
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISSN: 2317-4390
Citação: GODOY, Rosani; THIESEN, Icléia. Formação do acervo da Academia Imperial de Belas Artes e o papel das comissões de professores. Informação@Profissões, Londrina, v. 4, n. 2, p. 20-41, dez. 2015.
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