Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/22542
Tipo: | Artigo |
Título: | Formação do acervo da Academia Imperial de Belas Artes e o papel das comissões de professores |
Título(s) alternativo(s): | Formación del acervo de la Academia Imperial de Bellas Artes (AIBA) y papel de las comissiones de professores |
Autor(es)/Inventor(es): | Godoy, Rosani Thiesen, Icléia |
Resumo: | =Introdução: O artigo objetiva demonstrar os processos de formação do acervo da Biblioteca da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), analisando a forma como eram realizadas as aquisições e as providências tomadas, caracterizando o que hoje chamaríamos de “política de aquisição de acervo”, pelos dirigentes da AIBA. Objetivo: Evidenciar o papel das Comissões de Professores no processo de seleção do acervo. Metodologia: Centrada na leitura, análise de conteúdo e interpretação de fontes primárias, como ofícios e Relatórios Anuais, datados de 1832 a 1888, enviados pelos dirigentes da AIBA ao Ministro da Educação e Instrução Publica, documentos históricos do arquivo do Museu D. João VI, entre outros. Resultados: Revelam práticas biblioteconômicas sendo realizadas na Biblioteca da AIBA desde o início do século XIX, como a existência de Comissões de Professores que realizavam pareceres sobre as obras a serem incorporadas ao acervo durante o processo de seleção. Conclusões: A “Política de aquisição”, ao que tudo indica, foi bem-sucedida por ter a AIBA investido na aquisição e no incentivo à doação de obras de interesse à formação do artista e ter como selecionadores diretores e secretários, com o apoio de uma Comissão de Professores, formando artistas de renome que representaram a Arte no país. |
Resumo: | Introducción: El artículo tiene como objetivo demostrar los procesos de formación de la colección de la Biblioteca de la Academia Imperial de Bellas Artes (AIBA), analizando la forma en que se realizaron las adquisiciones y las medidas tomadas, caracterizando lo que hoy llamaríamos “colección política de adquisiciones”, por directivos de la AIBA. Objetivo: Resaltar el papel de los Comités de Profesores en el proceso de selección de colecciones, entre otros. Resultados: Revelan prácticas bibliotecarias que se venían realizando en la Biblioteca AIBA desde principios del siglo XIX, como la existencia de Comités de Profesores que brindaban opiniones sobre las obras a incorporar a la colección durante el proceso de selección. Conclusiones: La “Política de Adquisiciones”, al parecer, tuvo éxito debido a que AIBA invirtió en la adquisición e incentivó la donación de obras de interés para la formación del artista y tuvo como seleccionadores a directores y secretarios, con el apoyo de un Comité de Profesores, formadores de reconocido prestigio. artistas que representaron el Arte en el país. |
Palavras-chave: | Biblioteca da Academia Imperial de Belas Artes Academia Imperial de Belas Artes Seleção |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Unidade produtora: | Sistema de Bibliotecas e Informação |
Editora: | Universidade Estadual de Londrina |
In: | Informação@Profissões |
Volume: | 4 |
Número: | 2 |
Data de publicação: | Dez-2015 |
DOI: | 10.5433/1981-8920.2015v4n2p20 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
ISSN: | 2317-4390 |
Citação: | GODOY, Rosani; THIESEN, Icléia. Formação do acervo da Academia Imperial de Belas Artes e o papel das comissões de professores. Informação@Profissões, Londrina, v. 4, n. 2, p. 20-41, dez. 2015. |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
edadip,+Gerente+da+revista,+2_godoy_thiesen.pdf | 389.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.