Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22544
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: "Fotos que condenam‟: uma análise crítica da prisão baseada no reconhecimento fotográfico no ordenamento processual penal brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Amamda Coelho de
Advisor: Santoro, Antonio Eduardo Ramires
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade promover uma análise crítica da prisão baseada no reconhecimento fotográfico. Este consiste em um meio de prova que busca ratificar a identidade de um indivíduo que lhe é apresentado. Não raramente, ocorrem falsos reconhecimentos capazes de resultar a privação de liberdade de um cidadão inocente. Isso ocorre em função de certos fatores que influenciam no ato de identificação, como a incidência do fenômeno das falsas memórias, o racismo, as variáveis de sistema e as variáveis de estimação. Para tanto, será problematizada a fidedignidade do reconhecimento fotográfico. Previamente, para melhor compreensão da pesquisa proposta, será feito um estudo acerca da Teoria Geral da Prova. Na sequência, será realizada uma análise dos aspectos conceituais do reconhecimento. Posteriormente, será trazida uma reflexão acerca da importância da interdisciplinaridade entre a Psicologia e o Direito, além de apontamentos sobre os equívocos que podem contaminar a memória, tendo como consequência um falso reconhecimento. Ao final, será apresentado um estudo de caso a fim de demonstrar, na prática, as nuances e as problemáticas do reconhecimento fotográfico quando não observada a devida procedimentalidade e quando presentes os fatores que comprometem a sua fiabilidade.
Keywords: Reconhecimento fotográfico
Reconhecimento de pessoas
Prisão
Provas no Processo Penal
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Amanda Coelho de. ‘Fotos que condenam’: uma análise crítica da prisão baseada no reconhecimento fotográfico no ordenamento processual penal brasileiro. 2022. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACCarvalho-min.pdf558.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.