Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2255
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Educação para refugiados congolenses em Duque de Caxias (RJ): a (in)devida inclusão de crianças e adolescentes
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Maicon Salvino Nunes de
Tutor: Santos, Mônica Pereira dos
Resumen: Através de levantamento bibliográfico em 7 plataformas de pesquisa acadêmica, sendo elas Scielo, Google Acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFF, Banco de Teses e Dissertações da UFRJ e Portal de Periódicos do CAPES/MEC, constatou-se a significativamente baixa quantidade de material acadêmico sobre o assunto educação para refugiados. Esta pesquisa tem por objetivo realizar um primeiro mapeamento da educação para refugiados no Estado do Rio de Janeiro, analisando o caso das crianças e adolescentes refugiados congoleses no município de Duque de Caxias, onde reside uma grande concentração de estudantes refugiados por escola no Estado do Rio de Janeiro. A técnica de análise de dados desta de pesquisa utilizou a triangulação com levantamento bibliográfico, entrevistas na instituição que oficialmente recebe e acolhe os refugiados no Estado do Rio de Janeiro, a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro com a Pedagoga, com a Psicóloga e com a interprete oficial das mães refugiadas congolesas e análise de três documentos que regem a educação, dois em âmbito nacional e um em âmbito municipal, com o objetivo de compreender os direitos dos estudantes refugiados, sendo eles: a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação, de 1996, o Plano Nacional de Educação de 2014 no âmbito nacional e no âmbito municipal, o Plano Municipal de Educação de Duque de Caxias de 2015.
Materia: Educação
Refugiados
Inclusão educacional
Aprendizagem
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALMEIDA, Maicon Salvino Nunes de. Educação para refugiados congoleses em Duque de Caxias/RJ: a (in)devida inclusão de crianças e adolescentes. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MSNAlmeida.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.