Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22565
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorConsidera, Anabelle Loivos-
dc.contributor.authorPassos, Amanda da Costa-
dc.date.accessioned2024-03-10T20:12:06Z-
dc.date.available2024-03-12T03:00:25Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22565-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA instrumentalização dos projetos literários para letramento em anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3353735173336907pt_BR
dc.description.resumoOs projetos literários podem ser um instrumento valioso para o letramento em anos iniciais, e a literatura infantil emerge como ferramenta fundamental nesse processo, promovendo não apenas o desenvolvimento da leitura e escrita, mas também estimulando o pensamento crítico e a imaginação nas crianças. Neste trabalho, explorar-se-ão os temas do letramento e da alfabetização, utilizando os projetos literários para desenvolver nos alunos a capacidade de compreender, interpretar e utilizar a linguagem de maneira significativa. O objetivo é demonstrar como esse processo ocorre na prática, à luz de grandes pensadores na área educacional, como Magda Soares, Emília Ferreiro e Paulo Freire. Este trabalho explicita, ainda, estudos de caso sobre o reconhecimento do eu e do outro, utilizando o livro Perigoso, do autor Tim Warnes, e o gênero literário “carta”, com o livro A carta do Gildo, da autora Silvana Rando. Sabendo-se que os professores desempenham papel central nesse processo, propõe-se, ademais, um projeto literário utilizando os contos de fadas, com o objetivo de proporcionar um ambiente rico para a construção do conhecimento linguístico e cultural das crianças, promovendo habilidades essenciais para a sua formação integral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACPassos.pdf847.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.