Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22565
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A instrumentalização dos projetos literários para letramento em anos iniciais
Autor(es)/Inventor(es): Passos, Amanda da Costa
Tutor: Considera, Anabelle Loivos
Resumen: Os projetos literários podem ser um instrumento valioso para o letramento em anos iniciais, e a literatura infantil emerge como ferramenta fundamental nesse processo, promovendo não apenas o desenvolvimento da leitura e escrita, mas também estimulando o pensamento crítico e a imaginação nas crianças. Neste trabalho, explorar-se-ão os temas do letramento e da alfabetização, utilizando os projetos literários para desenvolver nos alunos a capacidade de compreender, interpretar e utilizar a linguagem de maneira significativa. O objetivo é demonstrar como esse processo ocorre na prática, à luz de grandes pensadores na área educacional, como Magda Soares, Emília Ferreiro e Paulo Freire. Este trabalho explicita, ainda, estudos de caso sobre o reconhecimento do eu e do outro, utilizando o livro Perigoso, do autor Tim Warnes, e o gênero literário “carta”, com o livro A carta do Gildo, da autora Silvana Rando. Sabendo-se que os professores desempenham papel central nesse processo, propõe-se, ademais, um projeto literário utilizando os contos de fadas, com o objetivo de proporcionar um ambiente rico para a construção do conhecimento linguístico e cultural das crianças, promovendo habilidades essenciais para a sua formação integral.
Materia: Literatura infanto-juvenil
Letramento
Alfabetização
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACPassos.pdf847.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.