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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A instrumentalização dos projetos literários para letramento em anos iniciais
Autor(es)/Inventor(es): Passos, Amanda da Costa
Orientador: Considera, Anabelle Loivos
Resumo: Os projetos literários podem ser um instrumento valioso para o letramento em anos iniciais, e a literatura infantil emerge como ferramenta fundamental nesse processo, promovendo não apenas o desenvolvimento da leitura e escrita, mas também estimulando o pensamento crítico e a imaginação nas crianças. Neste trabalho, explorar-se-ão os temas do letramento e da alfabetização, utilizando os projetos literários para desenvolver nos alunos a capacidade de compreender, interpretar e utilizar a linguagem de maneira significativa. O objetivo é demonstrar como esse processo ocorre na prática, à luz de grandes pensadores na área educacional, como Magda Soares, Emília Ferreiro e Paulo Freire. Este trabalho explicita, ainda, estudos de caso sobre o reconhecimento do eu e do outro, utilizando o livro Perigoso, do autor Tim Warnes, e o gênero literário “carta”, com o livro A carta do Gildo, da autora Silvana Rando. Sabendo-se que os professores desempenham papel central nesse processo, propõe-se, ademais, um projeto literário utilizando os contos de fadas, com o objetivo de proporcionar um ambiente rico para a construção do conhecimento linguístico e cultural das crianças, promovendo habilidades essenciais para a sua formação integral.
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Letramento
Alfabetização
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

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