Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2259
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estratégias da escola frente ao mal-estar: a medicalização a partir de um estudo de caso
Author(s)/Inventor(s): Ferraz, Iris Ramos Lacava
Advisor: Carneiro, Cristiana
Abstract: Partindo da premissa de que existe um mal-estar na escola frente aos alunos que não correspondem a um certo ideal de aluno, proponho-me a investigar, essencialmente dois pontos: 1) o mal-estar no discurso da escola, 2) as estratégias da escola para lidar com esse mal-estar. Este trabalho visa, portanto, uma investigação de como os discursos e posicionamentos da escola denunciam o mal-estar que os atores da instituição escolar vivenciam na sua relação com “alunos-problema”. Trata-se de uma análise documental, onde tomo como dados os resultados de uma pesquisa na área de Psicanálise e Educação, tais como: relatórios de observação dos pesquisadores, relatórios escolares e transcrições de falas de conversas com profissionais escolares que lidam diretamente com o aluno em questão. Todos os documentos aqui analisados foram produzidos durante o trabalho de campo da pesquisa-intervenção nos anos de 2013 e 2014, que atua em parceria entre o NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas), as Faculdades de Educação da UFRJ e UFF, e o Instituto de Psiquiatria da UFRJ. A análise documental da presente monografia foi realizada a partir de um único caso da pesquisa, caso esse que utilizo como instrumento balizador para discutir algumas questões ali evidenciadas, em especial a medicalização.
Keywords: Educação
Psicanálise
Medicalização
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERRAZ, Iris Ramos Lacava. Estratégias da escola frente ao mal-estar: a medicalização a partir de um estudo de caso. 2017 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRLFerraz.pdf838.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.