Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22594
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A Aulularia de Plauto para estudantes do 9º ano: um estudo de caso
Author(s)/Inventor(s): Caetano, Nathalia da Silva
Advisor: Azevedo, Katia Teonia Costa de
Abstract: A presente pesquisa explora o impacto da leitura completa de obras literárias clássicas na formação do leitor crítico. Esta monografia detalha um estudo de caso que integra a comédia Aulularia de Plauto, um renomado dramaturgo latino, no currículo de língua portuguesa de estudantes do 9º ano. O objetivo é examinar como essa integração, alinhada com o programa de ensino, contribui para o enriquecimento do conhecimento dos alunos. A metodologia coloca o aluno no epicentro do processo de leitura e aprendizagem, incentivando-o a ser um participante ativo e construtor do seu saber. Nesse contexto, o papel do professor é redefinido: de uma autoridade detentora do conhecimento para um facilitador crítico, que oferece suporte e encoraja os estudantes a compartilhar e interligar suas percepções prévias com novas informações. A investigação, portanto, avalia como uma abordagem intercultural de ensino pode enriquecer a compreensão dos alunos sobre linguagem, cultura e história, além de fomentar o desenvolvimento de suas competências interpretativas.
Keywords: Literatura latina
Plauto, Marco Ácio ca. 250-184 a. C
Mediação de leitura
Interculturalidade
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Latim

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NSCaetano.pdf272.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.