Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2260
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Currículo de ciências: os três primeiros anos do ensino fundamental |
Autor(es)/Inventor(es): | Queiroz, Lívia da Silva |
Tutor: | Gomes, Maria Margarida Pereira de Lima |
Resumen: | Análise dos cadernos pedagógicos de Alfabetização utilizados no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, entre 2013/2015, direcionados aos três primeiros anos do ensino fundamental, que são caracterizados por proposições de integração curricular. Investigo de que forma o ensino de Ciências é tratado em materiais didáticos de alfabetização e, em que medida, ocorrem processos de disciplinarização nesse segmento. Com base em Goodson (1997) entendo o currículo como sócio-histórico e, portanto, imbuído de sentidos atribuídos por grupos organizados em torno da disciplina escolar Ciências que são responsáveis pela seleção e organização de seus conhecimentos, mas que, todavia, não são homogêneos. Logo, o que se ensina em Ciências possui características específicas dos contextos escolares, pois atende a finalidades próprias da educação escolar. Os resultados indicam que os materiais analisados sofrem influência da disciplina escolar Ciências. Os conhecimentos dessa área aparecem, inicialmente, em propostas pedagógicas que objetivam contribuir para o processo de alfabetização das crianças. Essas propostas se aproximam das finalidades pedagógicas e utilitárias. Entretanto, outros saberes vão sendo introduzidos por meio de atividades que se integram também com as finalidades acadêmicas. |
Materia: | Currículo de ensino fundamental Ensino de ciências Alfabetização Material didático |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | QUEIROZ, Lívia da Silva. Currículo de ciências: os três primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSQueiroz.pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.