Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2260
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Currículo de ciências: os três primeiros anos do ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Queiroz, Lívia da Silva
Tutor: Gomes, Maria Margarida Pereira de Lima
Resumen: Análise dos cadernos pedagógicos de Alfabetização utilizados no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, entre 2013/2015, direcionados aos três primeiros anos do ensino fundamental, que são caracterizados por proposições de integração curricular. Investigo de que forma o ensino de Ciências é tratado em materiais didáticos de alfabetização e, em que medida, ocorrem processos de disciplinarização nesse segmento. Com base em Goodson (1997) entendo o currículo como sócio-histórico e, portanto, imbuído de sentidos atribuídos por grupos organizados em torno da disciplina escolar Ciências que são responsáveis pela seleção e organização de seus conhecimentos, mas que, todavia, não são homogêneos. Logo, o que se ensina em Ciências possui características específicas dos contextos escolares, pois atende a finalidades próprias da educação escolar. Os resultados indicam que os materiais analisados sofrem influência da disciplina escolar Ciências. Os conhecimentos dessa área aparecem, inicialmente, em propostas pedagógicas que objetivam contribuir para o processo de alfabetização das crianças. Essas propostas se aproximam das finalidades pedagógicas e utilitárias. Entretanto, outros saberes vão sendo introduzidos por meio de atividades que se integram também com as finalidades acadêmicas.
Materia: Currículo de ensino fundamental
Ensino de ciências
Alfabetização
Material didático
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : QUEIROZ, Lívia da Silva. Currículo de ciências: os três primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LSQueiroz.pdf2.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.