Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2261
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Honorato, Gabriela de Souza | - |
dc.contributor.author | Souza, Mayara de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-14T19:06:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-01 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mayara de Oliveira. Os "novos estudantes" do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2261 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Escrita científica | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Os “novos estudantes” do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2955799585054779 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4518093950288927 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Heringer, Rosana Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9066311393158506 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Soares, Carolina Zuccarelli | - |
dc.description.resumo | Observa a permanência no ensino superior, sobretudo, dos “novos estudantes”, aqueles que foram beneficiados pelas recentes políticas de ação afirmativa. Considerando que o processo de “afiliação acadêmica” são difíceis para os estudantes, de modo geral, tive interesse em investigar a relação destes com o trabalho acadêmico. Para empreender uma pequena investigação foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ, com o objetivo de perceber a relação delas, especificamente, com a monografia – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso. Minha hipótese inicial é de que a afiliação acadêmica é mais custosa para os estudantes oriundos das camadas populares e a participação em atividades complementares se apresenta como fator facilitador deste processo. Os achados nas entrevistas realizadas confirmam a hipótese inicial de que a participação em atividades complementares se apresenta como quesito facilitador para permanência e conclusão do curso. Além disso, as falas das estudantes confirmam a demanda por medidas institucionais e menos intuitivas sobre o ensino da escrita acadêmica apresentada pelos estudos voltados ao letramento acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MOSouza.pdf | 698.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.