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dc.contributor.advisorHonorato, Gabriela de Souza-
dc.contributor.authorSouza, Mayara de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-06-14T19:06:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:44Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Mayara de Oliveira. Os "novos estudantes" do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2261-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscrita científicapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleOs “novos estudantes” do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2955799585054779pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518093950288927pt_BR
dc.contributor.referee2Heringer, Rosana Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9066311393158506pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Carolina Zuccarelli-
dc.description.resumoObserva a permanência no ensino superior, sobretudo, dos “novos estudantes”, aqueles que foram beneficiados pelas recentes políticas de ação afirmativa. Considerando que o processo de “afiliação acadêmica” são difíceis para os estudantes, de modo geral, tive interesse em investigar a relação destes com o trabalho acadêmico. Para empreender uma pequena investigação foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ, com o objetivo de perceber a relação delas, especificamente, com a monografia – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso. Minha hipótese inicial é de que a afiliação acadêmica é mais custosa para os estudantes oriundos das camadas populares e a participação em atividades complementares se apresenta como fator facilitador deste processo. Os achados nas entrevistas realizadas confirmam a hipótese inicial de que a participação em atividades complementares se apresenta como quesito facilitador para permanência e conclusão do curso. Além disso, as falas das estudantes confirmam a demanda por medidas institucionais e menos intuitivas sobre o ensino da escrita acadêmica apresentada pelos estudos voltados ao letramento acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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