Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2261
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Os “novos estudantes” do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Mayara de Oliveira |
Advisor: | Honorato, Gabriela de Souza |
Abstract: | Observa a permanência no ensino superior, sobretudo, dos “novos estudantes”, aqueles que foram beneficiados pelas recentes políticas de ação afirmativa. Considerando que o processo de “afiliação acadêmica” são difíceis para os estudantes, de modo geral, tive interesse em investigar a relação destes com o trabalho acadêmico. Para empreender uma pequena investigação foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ, com o objetivo de perceber a relação delas, especificamente, com a monografia – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso. Minha hipótese inicial é de que a afiliação acadêmica é mais custosa para os estudantes oriundos das camadas populares e a participação em atividades complementares se apresenta como fator facilitador deste processo. Os achados nas entrevistas realizadas confirmam a hipótese inicial de que a participação em atividades complementares se apresenta como quesito facilitador para permanência e conclusão do curso. Além disso, as falas das estudantes confirmam a demanda por medidas institucionais e menos intuitivas sobre o ensino da escrita acadêmica apresentada pelos estudos voltados ao letramento acadêmico. |
Keywords: | Pedagogia Prática pedagógica Escrita científica Letramento |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Jan-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SOUZA, Mayara de Oliveira. Os "novos estudantes" do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MOSouza.pdf | 698.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.