Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2261
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os “novos estudantes” do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico
Author(s)/Inventor(s): Souza, Mayara de Oliveira
Advisor: Honorato, Gabriela de Souza
Abstract: Observa a permanência no ensino superior, sobretudo, dos “novos estudantes”, aqueles que foram beneficiados pelas recentes políticas de ação afirmativa. Considerando que o processo de “afiliação acadêmica” são difíceis para os estudantes, de modo geral, tive interesse em investigar a relação destes com o trabalho acadêmico. Para empreender uma pequena investigação foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ, com o objetivo de perceber a relação delas, especificamente, com a monografia – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso. Minha hipótese inicial é de que a afiliação acadêmica é mais custosa para os estudantes oriundos das camadas populares e a participação em atividades complementares se apresenta como fator facilitador deste processo. Os achados nas entrevistas realizadas confirmam a hipótese inicial de que a participação em atividades complementares se apresenta como quesito facilitador para permanência e conclusão do curso. Além disso, as falas das estudantes confirmam a demanda por medidas institucionais e menos intuitivas sobre o ensino da escrita acadêmica apresentada pelos estudos voltados ao letramento acadêmico.
Keywords: Pedagogia
Prática pedagógica
Escrita científica
Letramento
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jan-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Mayara de Oliveira. Os "novos estudantes" do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOSouza.pdf698.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.