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dc.contributor.advisorLage, Juliana de Sousa Gomes-
dc.contributor.authorLima, Joselma Almeida de-
dc.date.accessioned2024-05-06T18:51:31Z-
dc.date.available2024-05-08T03:00:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIMA, Joselma Almeida. O ensino domiciliar no Brasil: uma análise do tema de repercussão geral 822 do Supremo Tribunal Federal e a possibilidade de regulamentação do homeschooling. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22767-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino domiciliarpt_BR
dc.subjectRecurso Extraordinário nº 888.815pt_BR
dc.titleO ensino domiciliar no Brasil: uma análise do tema de repercussão geral 822 do Supremo Tribunal Federal e a possibilidade de regulamentação do homeschoolingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6640134989061579pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar a modalidade do ensino domiciliar no Brasil, tendo em vista o fato da temática ter ganhado força nos últimos anos no âmbito legislativo, com incentivo do Poder Executivo e do momento político vigente. Para tanto, expõe-se a educação como um direito público subjetivo, devendo ser assegurado pelo Estado e pela família, de forma solidária, a fim de garantir o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente. Nesse contexto, questiona-se a possibilidade do homeschooling em cumprir com o dever de prestação educacional. Assim, para compreensão da atual situação jurídica e seus desdobramentos, faz-se uma análise do julgamento do RE 888.815, Tema de Repercussão Geral n° 822 do STF, que responde tal questão. Por fim, realiza-se um levantamento acerca das tentativas de regulamentação no âmbito do Congresso Nacional após o julgamento proferido pela Suprema Corte, o que nos leva a compreender o momento atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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