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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O emprego de arquétipos junguianos na comunicação de marketing: estudo de caso do filme Barbie
Autor(es)/Inventor(es): Tourinho, André Vaz de Campos Moreira
Orientador: Burrowes, Patricia Cecilia
Resumo: Em face ao mais recente fenômeno pop da indústria cultural, o filme Barbie se insere para além da esfera do universo cinematográfico, também se configurando como publicidade expandida, sintoma dos novos caminhos adotados no Marketing contemporâneo. Em observação a isso, o trabalho se atenta ao emprego de arquétipos, elementos herdados por nossa psique, sob a luz de Jung e da Psicologia para a análise fílmica da obra na busca de compreender o seu apelo e a sua construção narrativa e visual, alicerces do sucesso obtido. Sendo uma pesquisa de caráter exploratório, com pesquisa bibliográfica, e um estudo de caso, com análise de conteúdo, os resultados externam a pertinência do prisma da Psicologia Analítica ao decompor objetos da cultura contemporânea, inclusive na Publicidade.
Palavras-chave: Publicidade
Marketing
Arquétipos
Jung
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TOURINHO, André Vaz de Campos Moreira. O emprego dos arquétipos junguianos na comunicação de marketing: um estudo de caso do filme Barbie. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

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