Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22820
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Kombilesa Mí: poéticas e contrapedagogias no rap folklórico palenquero |
Author(s)/Inventor(s): | Pinto, Fernando Tadeu |
Advisor: | Andrade Júnior, Antonio Francisco de |
Abstract: | O grupo musical Kombilesa Mí, originário da região de San Basilio de Palenque, surge em 2011 com o propósito de preservar os valores ancestrais e combater o contínuo apagamento da língua falada em sua comunidade, o criollo palenquero. Diante do desafio do monolinguismo e da invisibilização das tradições dessa localidade no contexto atual de globalização, esta pesquisa tem como objetivo identificar de que forma, com que intenções e por meio de quais recursos discursivos o grupo Kombilesa Mí intervém em seu entorno e problematiza o tempo atual. Em seguida, apresento uma breve contextualização histórico-geográfica acerca da região do Caribe colombiano, resgatando alguns elementos importantes para a constituição dessa localidade. No terceiro capítulo, analiso algumas músicas que fazem parte do repertório do grupo com o intuito de evidenciar recursos discursivos que atuam contrapedagogicamente em relação à hegemonia do Estado Colombiano, enfatizando a relação entre a forma e o conteúdo, o dito e o não-dito, o translinguismo e a transculturação nas estrofes musicais. Para finalizar, teço algumas considerações sobre as reflexões apresentadas. |
Keywords: | Linguística Análise do discurso Translinguismo Palenque (Chiapas, México) |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FTPinto.pdf | 918.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.