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http://hdl.handle.net/11422/22825
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | França, Juliana Baptista dos Santos | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Claudia Ribeiro dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Polyana Tadeu Pacheco da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T17:45:15Z | - |
dc.date.available | 2024-05-18T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22825 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Programação em blocos | pt_BR |
dc.subject | Lógica de programação | pt_BR |
dc.subject | Block programming | pt_BR |
dc.subject | Computational thinking | pt_BR |
dc.subject | Programming logic | pt_BR |
dc.subject | Storytelling | pt_BR |
dc.title | Storycoding: um guia de boas práticas ensinando o pensamento computacional através de histórias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vivacqua, Adriana Santarosa | - |
dc.contributor.referee2 | Dias, Angélica Fonseca da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Campos, Maria Luiza Machado | - |
dc.description.resumo | O mundo hoje é marcado por constantes mudanças e um crescimento exponencial de tecnologias da informação que exigem habilidades, como o pensamento computacional (PC). A introdução desse conceito é essencial, porque em um mundo cada vez mais globalizado, o pensamento computacional proporciona ao ser humano raciocínio lógico apurado e facilidade na solução de problemas, sendo estas habilidades valorizadas no mercado de trabalho. Mesmo que o pensamento computacional seja uma das competências digitais que, segundo a Política Nacional de Educação Digital, devem ser desenvolvidas pelas escolas com seus alunos, existem diversas instituições que ainda não o praticam. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é propor um guia de boas práticas de ensino do pensamento computacional. Para tanto, o método StoryCoding, originado em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, será o ponto de partida do guia de boas práticas. O objetivo desta guia é fomentar o desenvolvimento do pensamento computacional de crianças e juvenis através de narrativas e da linguagem de programação em blocos, Scratch. Para avaliar e refinar o StoryCoding, três instituições de ensino foram selecionadas e tiveram turmas participantes de oficinas com a aplicação da atividade proposta. A aplicação das oficinas permitiu a identificação de lacunas e pontos de fragilidade no método, fornecendo uma base sólida para ajustes e refinamentos que apoiaram a definição do guia de boas práticas. Como resultado deste projeto de conclusão de curso, foi elaborado o StoryCoding: um guia de boas práticas, que é um conjunto de boas práticas direcionado para o ensino do pensamento computacional. Este guia é especialmente voltado ao desenvolvimento lúdico do pensamento computacional em crianças e adolescentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
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