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dc.contributor.advisorFrança, Juliana Baptista dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Ana Claudia Ribeiro dos-
dc.contributor.authorSilva, Polyana Tadeu Pacheco da-
dc.date.accessioned2024-05-16T17:45:15Z-
dc.date.available2024-05-18T03:00:13Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22825-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectProgramação em blocospt_BR
dc.subjectLógica de programaçãopt_BR
dc.subjectBlock programmingpt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectProgramming logicpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.titleStorycoding: um guia de boas práticas ensinando o pensamento computacional através de históriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Vivacqua, Adriana Santarosa-
dc.contributor.referee2Dias, Angélica Fonseca da Silva-
dc.contributor.referee3Campos, Maria Luiza Machado-
dc.description.resumoO mundo hoje é marcado por constantes mudanças e um crescimento exponencial de tecnologias da informação que exigem habilidades, como o pensamento computacional (PC). A introdução desse conceito é essencial, porque em um mundo cada vez mais globalizado, o pensamento computacional proporciona ao ser humano raciocínio lógico apurado e facilidade na solução de problemas, sendo estas habilidades valorizadas no mercado de trabalho. Mesmo que o pensamento computacional seja uma das competências digitais que, segundo a Política Nacional de Educação Digital, devem ser desenvolvidas pelas escolas com seus alunos, existem diversas instituições que ainda não o praticam. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é propor um guia de boas práticas de ensino do pensamento computacional. Para tanto, o método StoryCoding, originado em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, será o ponto de partida do guia de boas práticas. O objetivo desta guia é fomentar o desenvolvimento do pensamento computacional de crianças e juvenis através de narrativas e da linguagem de programação em blocos, Scratch. Para avaliar e refinar o StoryCoding, três instituições de ensino foram selecionadas e tiveram turmas participantes de oficinas com a aplicação da atividade proposta. A aplicação das oficinas permitiu a identificação de lacunas e pontos de fragilidade no método, fornecendo uma base sólida para ajustes e refinamentos que apoiaram a definição do guia de boas práticas. Como resultado deste projeto de conclusão de curso, foi elaborado o StoryCoding: um guia de boas práticas, que é um conjunto de boas práticas direcionado para o ensino do pensamento computacional. Este guia é especialmente voltado ao desenvolvimento lúdico do pensamento computacional em crianças e adolescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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