Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22825
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Storycoding: um guia de boas práticas ensinando o pensamento computacional através de histórias
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Ana Claudia Ribeiro dos
Silva, Polyana Tadeu Pacheco da
Tutor: França, Juliana Baptista dos Santos
Resumen: O mundo hoje é marcado por constantes mudanças e um crescimento exponencial de tecnologias da informação que exigem habilidades, como o pensamento computacional (PC). A introdução desse conceito é essencial, porque em um mundo cada vez mais globalizado, o pensamento computacional proporciona ao ser humano raciocínio lógico apurado e facilidade na solução de problemas, sendo estas habilidades valorizadas no mercado de trabalho. Mesmo que o pensamento computacional seja uma das competências digitais que, segundo a Política Nacional de Educação Digital, devem ser desenvolvidas pelas escolas com seus alunos, existem diversas instituições que ainda não o praticam. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é propor um guia de boas práticas de ensino do pensamento computacional. Para tanto, o método StoryCoding, originado em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, será o ponto de partida do guia de boas práticas. O objetivo desta guia é fomentar o desenvolvimento do pensamento computacional de crianças e juvenis através de narrativas e da linguagem de programação em blocos, Scratch. Para avaliar e refinar o StoryCoding, três instituições de ensino foram selecionadas e tiveram turmas participantes de oficinas com a aplicação da atividade proposta. A aplicação das oficinas permitiu a identificação de lacunas e pontos de fragilidade no método, fornecendo uma base sólida para ajustes e refinamentos que apoiaram a definição do guia de boas práticas. Como resultado deste projeto de conclusão de curso, foi elaborado o StoryCoding: um guia de boas práticas, que é um conjunto de boas práticas direcionado para o ensino do pensamento computacional. Este guia é especialmente voltado ao desenvolvimento lúdico do pensamento computacional em crianças e adolescentes.
Materia: Pensamento computacional
Programação em blocos
Lógica de programação
Block programming
Computational thinking
Programming logic
Storytelling
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade de producción: Instituto de Computação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 20-mar-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACRSantos.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.