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http://hdl.handle.net/11422/22825
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Storycoding: um guia de boas práticas ensinando o pensamento computacional através de histórias |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Ana Claudia Ribeiro dos Silva, Polyana Tadeu Pacheco da |
Orientador: | França, Juliana Baptista dos Santos |
Resumo: | O mundo hoje é marcado por constantes mudanças e um crescimento exponencial de tecnologias da informação que exigem habilidades, como o pensamento computacional (PC). A introdução desse conceito é essencial, porque em um mundo cada vez mais globalizado, o pensamento computacional proporciona ao ser humano raciocínio lógico apurado e facilidade na solução de problemas, sendo estas habilidades valorizadas no mercado de trabalho. Mesmo que o pensamento computacional seja uma das competências digitais que, segundo a Política Nacional de Educação Digital, devem ser desenvolvidas pelas escolas com seus alunos, existem diversas instituições que ainda não o praticam. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é propor um guia de boas práticas de ensino do pensamento computacional. Para tanto, o método StoryCoding, originado em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, será o ponto de partida do guia de boas práticas. O objetivo desta guia é fomentar o desenvolvimento do pensamento computacional de crianças e juvenis através de narrativas e da linguagem de programação em blocos, Scratch. Para avaliar e refinar o StoryCoding, três instituições de ensino foram selecionadas e tiveram turmas participantes de oficinas com a aplicação da atividade proposta. A aplicação das oficinas permitiu a identificação de lacunas e pontos de fragilidade no método, fornecendo uma base sólida para ajustes e refinamentos que apoiaram a definição do guia de boas práticas. Como resultado deste projeto de conclusão de curso, foi elaborado o StoryCoding: um guia de boas práticas, que é um conjunto de boas práticas direcionado para o ensino do pensamento computacional. Este guia é especialmente voltado ao desenvolvimento lúdico do pensamento computacional em crianças e adolescentes. |
Palavras-chave: | Pensamento computacional Programação em blocos Lógica de programação Block programming Computational thinking Programming logic Storytelling |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade produtora: | Instituto de Computação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 20-Mar-2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
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