Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22832
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cidadania diferenciada: necropolítica e os índices de acautelamento provisório no primeiro ano da pandemia do vírus Sarscovid-19 no Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Gabriel Dias da
Orientador: Nuzzo, Luciano
Resumo: Neste trabalho, analisamos, inicialmente, as diferenciações que comportam a cidadania da população preta brasileira como consequência de uma plenitude reduzida no gozo de cada um dos elementos constituintes da proposta terminológica do sociólogo T. H. Marshall. A partir de uma extensa revisão bibliográfica e histórica, foi possível identificar uma relação direta entre o passado colonial e escravagista nacional e as medidas adotadas pelo Estado Brasileiro após a Abolição no sentido de produzir exclusões diretas e simbólicas do estrato populacional em comento. Ato contínuo, buscou-se compreender como as tecnologias de poder operam de maneira a disciplinar corpos e, no limite, com fundamento no racismo de Estado, como a governamentalidade pode operar de modo a produzir uma biopolítica de morte. Por fim, buscou-se expor acerca da intrínseca relação entre a arte de governo neoliberal e a necropolítica, qual seja, o "fazer viver e deixar morrer" no âmbito colonial e, posteriormente, nas ex-colônias. A título demonstrativo, utilizou-se a ausência de redução nos índices de acautelamento provisório - de uma população carcerária majoritariamente preta - no primeiro ano de pandemia do vírus SARSCOVID-19 no âmbito do Estado do Rio de Janeiro quando em comparação a períodos pré-pandêmicos.
Palavras-chave: Cidadania
Colonialismo
Racismo
Disciplina
Biopoder
Necropolítica
COVID-19
Prisões Cautelares
Rio de Janeiro
Citizenship
Colonialism
Racism
Discipline
Biopower
Necropolitics
Prisons
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Gabriel Dias da. Cidadania diferenciada: necropolítica e os índices de acautelamento provisório no primeiro ano da pandemia do vírus Sarscovid-19 no Estado do Rio de Janeiro. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GDSilva-min.pdf476.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.