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dc.contributor.advisorNunes, Geraldo Luiz dos Reis-
dc.contributor.authorCarvalho, Bruno Maia da Silva de-
dc.date.accessioned2024-06-05T20:08:35Z-
dc.date.available2024-06-07T03:00:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARVALHO, Bruno Maia da Silva de. Impulsividade & compulsividade: a atuação da mídia no controle da compulsão. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22895-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectComportamento compulsivopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectPersuasãopt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.titleImpulsividade & compulsividade: a atuação da mídia no controle da compulsãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5670552008031381pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral é analisar o impacto das estratégias comunicativas, como gatilhos mentais e outras técnicas persuasivas, como protagonistas no consumo descontrolado de jovens consumidores residentes da cidade do Rio de Janeiro. Os objetivos específicos são: caracterizar as estratégias adotadas pela mídia com fins de persuasão; analisar os impactos do estado emocional na definição das preferências pelo consumo; identificar os padrões de consumo e suas relações com a formação de grupos sociais, bem como seus reflexos na vida de adolescentes; evidenciar o papel dos meios de comunicação como representantes da alteração do comportamento de consumo. Em relação à metodologia utilizada, categoriza-se a presente pesquisa como uma abordagem de pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva e bibliográfica. Como resultados, foram destacadas diversas estratégias utilizadas, como também o impacto de técnicas persuasivas como gatilhos mentais, já que esses estimulam respostas biológicas rápidas que levam a um comportamento de compra não reflexionado e que pode gerar endividamento, superendividamento e ao transtorno do comprar compulsivo. Essas estratégias que geram estímulos rápidos, aliadas a uma fragilidade de fatores envolvidos no processo de decisão de compra, como o âmbito emocional, acabam levando a comportamentos impulsivos e que, muitas vezes levam o arrependimento. Por isso, foi destacado como essas estratégias persuasivas protagonizam o consumo de jovens e quais os mecanismos e influências que participam desse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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