Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22895
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Impulsividade & compulsividade: a atuação da mídia no controle da compulsão
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Bruno Maia da Silva de
Tutor: Nunes, Geraldo Luiz dos Reis
Resumen: O objetivo geral é analisar o impacto das estratégias comunicativas, como gatilhos mentais e outras técnicas persuasivas, como protagonistas no consumo descontrolado de jovens consumidores residentes da cidade do Rio de Janeiro. Os objetivos específicos são: caracterizar as estratégias adotadas pela mídia com fins de persuasão; analisar os impactos do estado emocional na definição das preferências pelo consumo; identificar os padrões de consumo e suas relações com a formação de grupos sociais, bem como seus reflexos na vida de adolescentes; evidenciar o papel dos meios de comunicação como representantes da alteração do comportamento de consumo. Em relação à metodologia utilizada, categoriza-se a presente pesquisa como uma abordagem de pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva e bibliográfica. Como resultados, foram destacadas diversas estratégias utilizadas, como também o impacto de técnicas persuasivas como gatilhos mentais, já que esses estimulam respostas biológicas rápidas que levam a um comportamento de compra não reflexionado e que pode gerar endividamento, superendividamento e ao transtorno do comprar compulsivo. Essas estratégias que geram estímulos rápidos, aliadas a uma fragilidade de fatores envolvidos no processo de decisão de compra, como o âmbito emocional, acabam levando a comportamentos impulsivos e que, muitas vezes levam o arrependimento. Por isso, foi destacado como essas estratégias persuasivas protagonizam o consumo de jovens e quais os mecanismos e influências que participam desse processo.
Materia: Consumo
Comportamento compulsivo
Mídia
Persuasão
Consumidores
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARVALHO, Bruno Maia da Silva de. Impulsividade & compulsividade: a atuação da mídia no controle da compulsão. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BMSCarvalho.pdf523.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.