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dc.contributor.advisorMarins, Juliana Esposito-
dc.contributor.authorLa Pasta, Victória de Lima-
dc.date.accessioned2024-06-13T12:30:44Z-
dc.date.available2024-06-15T03:00:17Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22948-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO uso das threads do Twitter como recurso pedagógico para o ensino do parágrafo como unidade de sentidopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2570423322498863pt_BR
dc.contributor.referee1Silvestre, Aline Ponciano dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6087027102691784pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar o conceito de parágrafo como unidade de funcional (VIEIRA; FARACO 2019) constitutiva do texto em prosa, bem como apresentar uma proposta metodológica que possa servir de como alicerce para o desenvolvimento de atividades pedagógicas a serem utilizadas em sala de aula para auxiliar no desenvolvimento da competência metagenérica dos alunos. Considera-se que o envolvimento das e dos alunas e alunos no processo de leitura e escrita é um desafio para os educadores, especialmente ao ponderar sobre as formas atuais de comunicação nas redes sociais, o que justifica a emergência de novos olhares sobre essas ferramentas como instrumentos pedagógicos. Utilizou-se uma metodologia qualitativo-interpretativa, selecionando dois modelos de tweet, post exclusivo da rede social Twitter. Além disso, foi empregada uma Revisão Integrativa da Literatura, que se debruçou no levantamento bibliográfico das evidências científicas que validassem a fundamentação teórica. Foram utilizadas palavras-chave específicas relacionadas ao ensino, gêneros textuais, parágrafos e formatos audiovisuais, bem como à organização textual, Twitter, threads e redes sociais.Os resultados obtidos sugerem que o uso das threads como recurso pode ser benéfico no processo de construção de conhecimento dos alunos. Conclui-se que a comunicação desempenha um papel fundamental na vida humana e, portanto, a linguagem deve ser integrada de forma abrangente no contexto educacional, a fim de potencializar o processo de ensino/aprendizagem junto aos alunos do Ensino Fundamental II e em todas as esferas, contribuindo para o desenvolvimento pleno das atividades humanas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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