Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22948
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O uso das threads do Twitter como recurso pedagógico para o ensino do parágrafo como unidade de sentido
Autor(es)/Inventor(es): La Pasta, Victória de Lima
Orientador: Marins, Juliana Esposito
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o conceito de parágrafo como unidade de funcional (VIEIRA; FARACO 2019) constitutiva do texto em prosa, bem como apresentar uma proposta metodológica que possa servir de como alicerce para o desenvolvimento de atividades pedagógicas a serem utilizadas em sala de aula para auxiliar no desenvolvimento da competência metagenérica dos alunos. Considera-se que o envolvimento das e dos alunas e alunos no processo de leitura e escrita é um desafio para os educadores, especialmente ao ponderar sobre as formas atuais de comunicação nas redes sociais, o que justifica a emergência de novos olhares sobre essas ferramentas como instrumentos pedagógicos. Utilizou-se uma metodologia qualitativo-interpretativa, selecionando dois modelos de tweet, post exclusivo da rede social Twitter. Além disso, foi empregada uma Revisão Integrativa da Literatura, que se debruçou no levantamento bibliográfico das evidências científicas que validassem a fundamentação teórica. Foram utilizadas palavras-chave específicas relacionadas ao ensino, gêneros textuais, parágrafos e formatos audiovisuais, bem como à organização textual, Twitter, threads e redes sociais.Os resultados obtidos sugerem que o uso das threads como recurso pode ser benéfico no processo de construção de conhecimento dos alunos. Conclui-se que a comunicação desempenha um papel fundamental na vida humana e, portanto, a linguagem deve ser integrada de forma abrangente no contexto educacional, a fim de potencializar o processo de ensino/aprendizagem junto aos alunos do Ensino Fundamental II e em todas as esferas, contribuindo para o desenvolvimento pleno das atividades humanas.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Estudo e ensino
Gênero textual
Letramento
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VLPasta.pdf509.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.