Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22948
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | O uso das threads do Twitter como recurso pedagógico para o ensino do parágrafo como unidade de sentido |
Autor(es)/Inventor(es): | La Pasta, Victória de Lima |
Tutor: | Marins, Juliana Esposito |
Resumen: | O presente estudo tem como objetivo analisar o conceito de parágrafo como unidade de funcional (VIEIRA; FARACO 2019) constitutiva do texto em prosa, bem como apresentar uma proposta metodológica que possa servir de como alicerce para o desenvolvimento de atividades pedagógicas a serem utilizadas em sala de aula para auxiliar no desenvolvimento da competência metagenérica dos alunos. Considera-se que o envolvimento das e dos alunas e alunos no processo de leitura e escrita é um desafio para os educadores, especialmente ao ponderar sobre as formas atuais de comunicação nas redes sociais, o que justifica a emergência de novos olhares sobre essas ferramentas como instrumentos pedagógicos. Utilizou-se uma metodologia qualitativo-interpretativa, selecionando dois modelos de tweet, post exclusivo da rede social Twitter. Além disso, foi empregada uma Revisão Integrativa da Literatura, que se debruçou no levantamento bibliográfico das evidências científicas que validassem a fundamentação teórica. Foram utilizadas palavras-chave específicas relacionadas ao ensino, gêneros textuais, parágrafos e formatos audiovisuais, bem como à organização textual, Twitter, threads e redes sociais.Os resultados obtidos sugerem que o uso das threads como recurso pode ser benéfico no processo de construção de conhecimento dos alunos. Conclui-se que a comunicação desempenha um papel fundamental na vida humana e, portanto, a linguagem deve ser integrada de forma abrangente no contexto educacional, a fim de potencializar o processo de ensino/aprendizagem junto aos alunos do Ensino Fundamental II e em todas as esferas, contribuindo para o desenvolvimento pleno das atividades humanas. |
Materia: | Língua portuguesa Estudo e ensino Gênero textual Letramento |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VLPasta.pdf | 509.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.