Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22958
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Programas de fidelidade no futebol: uma análise sobre os programas de sócio torcedor dos grandes clubes do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Douglas Araujo de
Orientador: Fontanillas, Carlos Navarro
Resumo: O Futebol é um esporte presente na vida e no cotidiano de milhares de brasileiros, abrangendo relações sociais e econômicas e desse modo, conforme o passar do anos, surgiram características direcionadas para o marketing nesta modalidade, nascendo, assim, os Programas Sócios Torcedores. Baseando-se nas estratégias de marketing de relacionamento, como uma maneira de aproximar os clubes de seus torcedores, nas últimas décadas notou-se o crescimento da demanda do marketing esportivo, profissionalizando as possibilidades que o futebol proporciona e impulsionando as receitas dos times. Nos últimos anos, foi notável o aumento da disparidade da capacidade de investimentos dos grandes clubes de futebol com sede no estado do Rio de Janeiro. Diferenças de receitas, vindo de fontes recorrentes como bilheteria, direitos de transmissão de seus jogos e ações de Marketing resultam em um ciclo onde os clubes não conseguem performar bem dentro das quatro linhas, fazendo com que fique prejudicada também a performance fora delas. Tendo em vista esse cenário, os clubes que ficaram para trás tentam se organizar melhor de forma a reconquistar esse terreno perdido, e é nesse momento que veem no marketing de relacionamento um importante aliado, através dos seus programas de sócio torcedor. Esse trabalho propõe um estudo de caso envolvendo os programas de relacionamento dos quatro grandes clubes do estado em questão: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.
Palavras-chave: Clubes de futebol
Rio de Janeiro (RJ)
Torcedor
Marketing esportivo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Douglas Araujo de. Programas de fidelidade no futebol: uma análise sobre os programas de sócio torcedor dos grandes clubes do Rio de Janeiro. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAOliveira.pdf354.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.