Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22959
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Estudo de caso: ações empreendedoras e o sucesso da Lenda do Herói |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Felipe Reis de |
Advisor: | Luz, Cristina Pimenta de Mello Spineti |
Abstract: | O cenário nacional de jogos eletrônicos é bastante rico, mas poucos títulos são direcionados ao público consumidor brasileiro. Um dos casos de destaque neste cenário é o jogo A Lenda do Herói, um dos poucos concebido com esse propósito desde o seu nascimento. O objetivo desse trabalho é analisar em profundidade as ações empreendedoras da Castro Brothers, idealizadora do jogo, que levaram o título a estar entre os mais vendidos no Brasil e a ser o maior case de financiamento coletivo de um jogo digital até 2016, sob a luz das teorias de effectuaction e causation. A Castro Brothers é uma companhia que nasce originalmente como um canal humorístico no YouTube, com Marcos e Matheus Castro apresentando diversos quadros voltados para o público nerd. Dentre os quadros, a ideia inicial da Lenda do Herói foi apresentada como uma sátira aos tradicionais jogos 2D de plataforma. No futuro, essa sátira viria a se tornar o produto de sucesso que será analisado neste trabalho. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo, tendo em vista a especificidade do objeto de estudo. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista semiestruturada com um dos principais idealizadores do projeto e de pesquisa documental na internet, considerando diferentes fontes de informações e opiniões sobre o jogo em suas plataformas de venda e comunidades de usuários. Aparentemente, a ação empreendedora prévia da Castro Brothers para construir um senso de comunidade em seu público foi fundamental para o desenvolvimento e sucesso do produto a Lenda do Herói. Além disso, observa-se que essas ações seguiram essencialmente os princípios da teoria de effetuation. |
Keywords: | Jogos Jogos eletrônicos Indústria de entretenimento |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 6-Jun-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SOUZA, Felipe Reis de. Estudo de caso: ações empreendedoras e o sucesso da Lenda do Herói. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRSouza.pdf | 462.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.