Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22962
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Você decide que caminho seguir: os limites da liberdade de escolha dos livros-jogos |
Autor(es)/Inventor(es): | Cupertino, Milene Chrytine Carvalho |
Tutor: | Pires, Carlos Eduardo de Barros Moreira |
Resumen: | A série "Aventuras Fantásticas" de Steve Jackson e Ian Livingstone destaca-se por combinar narrativa e elementos de jogo, permitindo ao leitor tomar decisões que afetam a história. Inspirada pelo RPG "Dungeons & Dragons", a série usa a segunda pessoa e o tempo presente para criar uma experiência imersiva. O estudo aborda o papel do narrador, que, embora aparente neutralidade, guia e influencia o leitor-jogador. Utilizando "A Cripta do Vampiro" como exemplo, demonstramos como as escolhas do leitor moldam a narrativa, revelando que a liberdade prometida é limitada e controlada. A estrutura narrativa se integra à mecânica de jogo, onde o leitor é desafiado a tomar decisões estratégicas, enfrentando consequências que influenciam o desenrolar da trama. |
Materia: | Livro-jogo Literatura infanto-juvenil |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2024 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Francês |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCCCupertino.pdf | 738.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.