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http://hdl.handle.net/11422/22962
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Você decide que caminho seguir: os limites da liberdade de escolha dos livros-jogos |
Autor(es)/Inventor(es): | Cupertino, Milene Chrytine Carvalho |
Orientador: | Pires, Carlos Eduardo de Barros Moreira |
Resumo: | A série "Aventuras Fantásticas" de Steve Jackson e Ian Livingstone destaca-se por combinar narrativa e elementos de jogo, permitindo ao leitor tomar decisões que afetam a história. Inspirada pelo RPG "Dungeons & Dragons", a série usa a segunda pessoa e o tempo presente para criar uma experiência imersiva. O estudo aborda o papel do narrador, que, embora aparente neutralidade, guia e influencia o leitor-jogador. Utilizando "A Cripta do Vampiro" como exemplo, demonstramos como as escolhas do leitor moldam a narrativa, revelando que a liberdade prometida é limitada e controlada. A estrutura narrativa se integra à mecânica de jogo, onde o leitor é desafiado a tomar decisões estratégicas, enfrentando consequências que influenciam o desenrolar da trama. |
Palavras-chave: | Livro-jogo Literatura infanto-juvenil |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Francês |
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