Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22962
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Você decide que caminho seguir: os limites da liberdade de escolha dos livros-jogos
Autor(es)/Inventor(es): Cupertino, Milene Chrytine Carvalho
Orientador: Pires, Carlos Eduardo de Barros Moreira
Resumo: A série "Aventuras Fantásticas" de Steve Jackson e Ian Livingstone destaca-se por combinar narrativa e elementos de jogo, permitindo ao leitor tomar decisões que afetam a história. Inspirada pelo RPG "Dungeons & Dragons", a série usa a segunda pessoa e o tempo presente para criar uma experiência imersiva. O estudo aborda o papel do narrador, que, embora aparente neutralidade, guia e influencia o leitor-jogador. Utilizando "A Cripta do Vampiro" como exemplo, demonstramos como as escolhas do leitor moldam a narrativa, revelando que a liberdade prometida é limitada e controlada. A estrutura narrativa se integra à mecânica de jogo, onde o leitor é desafiado a tomar decisões estratégicas, enfrentando consequências que influenciam o desenrolar da trama.
Palavras-chave: Livro-jogo
Literatura infanto-juvenil
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Francês

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