Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23019
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Faria, Maria de Fátima Bruno de | - |
dc.contributor.author | Lomeu, Jessica Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T16:47:48Z | - |
dc.date.available | 2024-06-21T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | LOMEU, Jessica Ferreira. Análise da presença feminina dentre os discentes ingressantes dos cursos de graduação, no período de 2013-2019, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23019 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Mulheres no ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Igualdade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitárias | pt_BR |
dc.title | Análise da presença feminina dentre os discentes ingressantes dos cursos de graduação, no período de 2013-2019, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8599349398408940 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo busca analisar a presença feminina na distribuição de estudantes dentre os que ingressaram nos diferentes cursos de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Sistema de Seleção Unificada/Ministério da Educação (SISU/MEC) no período de 2013-2019. Para a realização do presente estudo, foram analisados artigos científicos que tratavam da inserção da mulher no ensino superior. Foi empregado o método quantitativo, em uma pesquisa descritiva, a partir de análise documental em informações disponíveis no site da Pró-Reitora de Graduação (PR1) da UFRJ. As listas dos ingressantes no período de 2013-2019 fornecidas pela PR1 foram objeto de análise. Uma vez que essas não forneciam informações sobre gênero dos estudantes, foi necessária uma classificação de gênero a partir da base de dados de nomes do Censo IBGE 2010 e o uso do programa em Python. Ajustaram-se os cursos de graduação ofertados pela UFRJ nas áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo assim realizado uma análise a partir das áreas de avaliação e cursos, podendo ser verificado que a presença feminina era mais forte em cursos que compõem o colégio Humanidades e o colégio Ciências da Vida, e de presença mais fraca no colégio Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A desigualdade de gênero é pauta de debates, discussões e pesquisas que buscam entender onde, como e por que este fenômeno acontece na sociedade. Embora pesquisas e estudos estejam sendo desenvolvidos há algum tempo, e haja materiais para pesquisa, a desigualdade de gênero é algo que impacta as relações tanto de homens quanto mulheres no ambiente acadêmico como no de trabalho. A inserção da mulher nas universidades, apesar de tardia, vem sendo crescente nos últimos anos, o que pode permitir às mulheres a entrada em empregos mais valorizados e qualificados. Contudo, essa entrada no mercado de trabalho tem sido impactada devido ao patriarcalismo em que a sociedade foi construída e ainda é afetada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JFLomeu.pdf | 605.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.