Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/23019
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Análise da presença feminina dentre os discentes ingressantes dos cursos de graduação, no período de 2013-2019, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
Autor(es)/Inventor(es): | Lomeu, Jessica Ferreira |
Orientador: | Faria, Maria de Fátima Bruno de |
Resumo: | O presente estudo busca analisar a presença feminina na distribuição de estudantes dentre os que ingressaram nos diferentes cursos de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Sistema de Seleção Unificada/Ministério da Educação (SISU/MEC) no período de 2013-2019. Para a realização do presente estudo, foram analisados artigos científicos que tratavam da inserção da mulher no ensino superior. Foi empregado o método quantitativo, em uma pesquisa descritiva, a partir de análise documental em informações disponíveis no site da Pró-Reitora de Graduação (PR1) da UFRJ. As listas dos ingressantes no período de 2013-2019 fornecidas pela PR1 foram objeto de análise. Uma vez que essas não forneciam informações sobre gênero dos estudantes, foi necessária uma classificação de gênero a partir da base de dados de nomes do Censo IBGE 2010 e o uso do programa em Python. Ajustaram-se os cursos de graduação ofertados pela UFRJ nas áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo assim realizado uma análise a partir das áreas de avaliação e cursos, podendo ser verificado que a presença feminina era mais forte em cursos que compõem o colégio Humanidades e o colégio Ciências da Vida, e de presença mais fraca no colégio Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A desigualdade de gênero é pauta de debates, discussões e pesquisas que buscam entender onde, como e por que este fenômeno acontece na sociedade. Embora pesquisas e estudos estejam sendo desenvolvidos há algum tempo, e haja materiais para pesquisa, a desigualdade de gênero é algo que impacta as relações tanto de homens quanto mulheres no ambiente acadêmico como no de trabalho. A inserção da mulher nas universidades, apesar de tardia, vem sendo crescente nos últimos anos, o que pode permitir às mulheres a entrada em empregos mais valorizados e qualificados. Contudo, essa entrada no mercado de trabalho tem sido impactada devido ao patriarcalismo em que a sociedade foi construída e ainda é afetada. |
Palavras-chave: | Ensino superior Mulheres no ensino superior Igualdade de gênero Estudantes universitárias |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | LOMEU, Jessica Ferreira. Análise da presença feminina dentre os discentes ingressantes dos cursos de graduação, no período de 2013-2019, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JFLomeu.pdf | 605.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.