Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23049
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A cocriação de marcas corporativas: um estudo de caso da Natura
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Marcelo Canesin
Orientador: Pereira, Paulo Cesar Lopes
Resumo: As marcas têm um papel relevante nas trocas comerciais. Após a década de 80, o conceito de “marcas corporativas” tornou-se uma alternativa ao tradicional “marketing de produtos”. O conceito de cocriação, como definido em Prahalad e Ramaswamy (1999, 2004), busca a valorização das corporações por meio da construção de relações que não sejam mais pensadas de maneira unilateral, mas construídas no diálogo com os consumidores. A mixagem entre as proposições gerou estudos para refletir porque os diversos grupos de interesse poderiam ajudar no fortalecimento das marcas corporativas. Nesta monografia, analisa-se por que a cocriação possibilita o fortalecimento das marcas corporativas. Adotou-se a metodologia de estudo de caso como estratégia, tendo como objeto a marca Natura, para descrever o método usado pela organização nas jornadas de cocriação e determinar a consistência entre os resultados e os elementos que definem a marca corporativa. Os principais resultados encontrados foram que a Natura é uma marca associada à beleza, meio ambiente, bem-estar e o Ser como se é, no entanto, verificou-se que para muitos cocriadores hiatos permanecem entre a identidade da marca e a prática da corporação.
Palavras-chave: Logomarcas
Branding (Marketing)
Marca de produtos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DIAS, Marcelo Canesin. A cocriação de marcas corporativas: um estudo de caso da Natura. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCDias.pdf515.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.