Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23071
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Localização de videogames: um estudo de caso do jogo Cyberpunk 2077 |
Author(s)/Inventor(s): | Gama, Juliana Sant'Anna |
Advisor: | Pimentel, Janine Maria Mendonça |
Abstract: | A localização de jogos é, atualmente, estágio essencial da maioria das produções bem sucedidas da indústria dos videogames. O objetivo central desta pesquisa é discutir e analisar as decisões tomadas na localização de jogos digitais, a influência que elas possuem na experiência do jogador e o papel do tradutor neste processo. Propõe-se, assim, um estudo de caso do RPG de ação Cyberpunk 2077, no qual serão analisadas as estratégias utilizadas para tradução localizada de nomenclatura e diálogos presentes na narrativa. A partir desta análise, a pesquisa chega à conclusão de que os autores da tradução prezam pelo equilíbrio de stratégias domesticadoras e estrangeirizadoras, enquanto utilizam a transcrição como principal recurso para a construção de uma identidade brasileira na tradução do jogo. |
Keywords: | Tradução Transcriação Domesticação Estrangeirização Jogos |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JSGama.pdf | 771.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.