Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23071
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Localização de videogames: um estudo de caso do jogo Cyberpunk 2077
Autor(es)/Inventor(es): Gama, Juliana Sant'Anna
Orientador: Pimentel, Janine Maria Mendonça
Resumo: A localização de jogos é, atualmente, estágio essencial da maioria das produções bem sucedidas da indústria dos videogames. O objetivo central desta pesquisa é discutir e analisar as decisões tomadas na localização de jogos digitais, a influência que elas possuem na experiência do jogador e o papel do tradutor neste processo. Propõe-se, assim, um estudo de caso do RPG de ação Cyberpunk 2077, no qual serão analisadas as estratégias utilizadas para tradução localizada de nomenclatura e diálogos presentes na narrativa. A partir desta análise, a pesquisa chega à conclusão de que os autores da tradução prezam pelo equilíbrio de stratégias domesticadoras e estrangeirizadoras, enquanto utilizam a transcrição como principal recurso para a construção de uma identidade brasileira na tradução do jogo.
Palavras-chave: Tradução
Transcriação
Domesticação
Estrangeirização
Jogos
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

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