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dc.contributor.advisorCorpas, Danielle dos Santos-
dc.contributor.authorBarbosa, Otávio Guimarães-
dc.date.accessioned2024-07-03T13:41:24Z-
dc.date.available2024-07-05T03:00:19Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23072-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCrítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectHong-Kongpt_BR
dc.subjectTaiwanpt_BR
dc.titleWong Kar-Wai e Edward Yang: diálogos cinematográficospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1496845209341819pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1260249007589119pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Alexandre Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733423575641630pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a analisar, em uma perspectiva comparativa, os filmes Amores expressos e Anjos caídos de Wong Kar-Wai com Um dia quente de verão de Edward Yang. A comparação foca nas escolhas estéticas de direção e na construção do roteiro de ambos os filmes, estabelecendo uma relação entre essas escolhas com os momentos políticos dos países destes, sendo os filmes de Kar-Wai de Hong-Kong, enquanto o de Yang é de Taiwan, todos tendo sido produzidos e lançados na primeira metade dos anos 90 (1994, 1995 e 1991, respectivamente). Hong-Kong e Taiwan são dois territórios que, apesar de espacialmente se encontrarem muito próximos da China, apresentam processos formativos complexos, no caso de Hong-Kong, devido à colonização inglesa, já no caso de Taiwan, à sua separação política durante o período da Guerra Fria, com o apoio dos Estados Unidos. Nos anos 90, as relações se tornam ainda mais complexas, afinal, Hong-Kong, devido a um acordo feito em 1984, se tornaria de soberania chinesa em 1997, em um momento antes da consolidação econômica chinesa. Isso contrasta com a situação taiwanesa, já que, por ter sido um Estado que, após a Guerra Civil Chinesa, estabeleceu um governo próprio, separado da República Popular da China. Nesse contexto, ocorreu o chamado “Milagre Econômico de Taiwan”, que, a partir dos anos 50, modernizou a região, trazendo indústrias e fortalecendo a economia local, recebendo apoio dos Estados Unidos. Tal processo fez com que, nos anos 90, Taiwan tivesse uma economia capitalista já bem consolidade. Assim, as questões específicas de cada território em questão, aliadas ao entendimento geopolítico geral pelo qual o mundo passava ajudam a entender as escolhas estéticas de Kar-Wai e Yang. Importante também ressaltar que o trabalho não tem como objetivo ser um tratado acerca dos movimentos aos quais os artistas são relacionados, no caso do honconguês, a “Segunda Onda do Novo Cinema de Hong-Kong” e no do taiwanês, “Cinema Novo de Taiwan”. O foco aqui é puramente analisar os filmes, em específico, e a relação entre estética e política presente neles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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