Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/23072
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Wong Kar-Wai e Edward Yang: diálogos cinematográficos |
Autor(es)/Inventor(es): | Barbosa, Otávio Guimarães |
Tutor: | Corpas, Danielle dos Santos |
Resumen: | O presente trabalho se propõe a analisar, em uma perspectiva comparativa, os filmes Amores expressos e Anjos caídos de Wong Kar-Wai com Um dia quente de verão de Edward Yang. A comparação foca nas escolhas estéticas de direção e na construção do roteiro de ambos os filmes, estabelecendo uma relação entre essas escolhas com os momentos políticos dos países destes, sendo os filmes de Kar-Wai de Hong-Kong, enquanto o de Yang é de Taiwan, todos tendo sido produzidos e lançados na primeira metade dos anos 90 (1994, 1995 e 1991, respectivamente). Hong-Kong e Taiwan são dois territórios que, apesar de espacialmente se encontrarem muito próximos da China, apresentam processos formativos complexos, no caso de Hong-Kong, devido à colonização inglesa, já no caso de Taiwan, à sua separação política durante o período da Guerra Fria, com o apoio dos Estados Unidos. Nos anos 90, as relações se tornam ainda mais complexas, afinal, Hong-Kong, devido a um acordo feito em 1984, se tornaria de soberania chinesa em 1997, em um momento antes da consolidação econômica chinesa. Isso contrasta com a situação taiwanesa, já que, por ter sido um Estado que, após a Guerra Civil Chinesa, estabeleceu um governo próprio, separado da República Popular da China. Nesse contexto, ocorreu o chamado “Milagre Econômico de Taiwan”, que, a partir dos anos 50, modernizou a região, trazendo indústrias e fortalecendo a economia local, recebendo apoio dos Estados Unidos. Tal processo fez com que, nos anos 90, Taiwan tivesse uma economia capitalista já bem consolidade. Assim, as questões específicas de cada território em questão, aliadas ao entendimento geopolítico geral pelo qual o mundo passava ajudam a entender as escolhas estéticas de Kar-Wai e Yang. Importante também ressaltar que o trabalho não tem como objetivo ser um tratado acerca dos movimentos aos quais os artistas são relacionados, no caso do honconguês, a “Segunda Onda do Novo Cinema de Hong-Kong” e no do taiwanês, “Cinema Novo de Taiwan”. O foco aqui é puramente analisar os filmes, em específico, e a relação entre estética e política presente neles. |
Materia: | Literatura comparada Cinema Crítica e interpretação Política Hong-Kong Taiwan |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OGBarbosa.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.