Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23073
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Proposta de sequência didática com foco na interculturalidade entre Brasil e Alemanha |
| Author(s)/Inventor(s): | Costa, Leyva Edyla Barbosa Alves da |
| Advisor: | Ferreira, Mergenfel A. Vaz |
| Abstract: | O objetivo desta monografia é descrever e analisar uma proposta de sequência didática elaborada com base no conto de fadas alemão “Os músicos de Bremen”, narrativa de longa tradição oral, editada e publicada pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Essa sequência foi desenvolvida durante o estágio obrigatório do Curso de Português-Alemão da Universidade Federal do Rio de Janeiro e buscou uma interface entre os dois idiomas da dupla licenciatura: o português e o alemão. Este estudo, de cunho bibliográfico, além de descrever as atividades realizadas na sequência didática, busca analisá-las criticamente, tendo como base os trabalhos de Candau (2020). Como fundamentação teórica para a proposta de sequência didática nos apoiamos nos pressupostos defendidos por Cosson no livro Letramento Literário (2014). Um dos objetivos principais da proposta elaborada foi a busca pela promoção da formação cultural dos alunos, através da interface entre língua e literatura. |
| Keywords: | Literatura alemã Contos de fadas Formação de leitores Mediação cultural |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 10-Sep-2020 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Alemão |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LEBACosta.pdf | 404.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.