Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23073
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Proposta de sequência didática com foco na interculturalidade entre Brasil e Alemanha
Author(s)/Inventor(s): Costa, Levya Edyla Barbosa Alves da
Advisor: Ferreira, Mergenfel A. Vaz
Abstract: O objetivo desta monografia é descrever e analisar uma proposta de sequência didática elaborada com base no conto de fadas alemão “Os músicos de Bremen”, narrativa de longa tradição oral, editada e publicada pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Essa sequência foi desenvolvida durante o estágio obrigatório do Curso de Português-Alemão da Universidade Federal do Rio de Janeiro e buscou uma interface entre os dois idiomas da dupla licenciatura: o português e o alemão. Este estudo, de cunho bibliográfico, além de descrever as atividades realizadas na sequência didática, busca analisá-las criticamente, tendo como base os trabalhos de Candau (2020). Como fundamentação teórica para a proposta de sequência didática nos apoiamos nos pressupostos defendidos por Cosson no livro Letramento Literário (2014). Um dos objetivos principais da proposta elaborada foi a busca pela promoção da formação cultural dos alunos, através da interface entre língua e literatura.
Keywords: Literatura alemã
Contos de fadas
Formação de leitores
Mediação cultural
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Sep-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Alemão

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEBACosta.pdf404.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.