Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/23073
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Proposta de sequência didática com foco na interculturalidade entre Brasil e Alemanha |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Leyva Edyla Barbosa Alves da |
Orientador: | Ferreira, Mergenfel A. Vaz |
Resumo: | O objetivo desta monografia é descrever e analisar uma proposta de sequência didática elaborada com base no conto de fadas alemão “Os músicos de Bremen”, narrativa de longa tradição oral, editada e publicada pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Essa sequência foi desenvolvida durante o estágio obrigatório do Curso de Português-Alemão da Universidade Federal do Rio de Janeiro e buscou uma interface entre os dois idiomas da dupla licenciatura: o português e o alemão. Este estudo, de cunho bibliográfico, além de descrever as atividades realizadas na sequência didática, busca analisá-las criticamente, tendo como base os trabalhos de Candau (2020). Como fundamentação teórica para a proposta de sequência didática nos apoiamos nos pressupostos defendidos por Cosson no livro Letramento Literário (2014). Um dos objetivos principais da proposta elaborada foi a busca pela promoção da formação cultural dos alunos, através da interface entre língua e literatura. |
Palavras-chave: | Literatura alemã Contos de fadas Formação de leitores Mediação cultural |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 10-Set-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Alemão |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEBACosta.pdf | 404.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.