Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23073
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Proposta de sequência didática com foco na interculturalidade entre Brasil e Alemanha
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Levya Edyla Barbosa Alves da
Tutor: Ferreira, Mergenfel A. Vaz
Resumen: O objetivo desta monografia é descrever e analisar uma proposta de sequência didática elaborada com base no conto de fadas alemão “Os músicos de Bremen”, narrativa de longa tradição oral, editada e publicada pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Essa sequência foi desenvolvida durante o estágio obrigatório do Curso de Português-Alemão da Universidade Federal do Rio de Janeiro e buscou uma interface entre os dois idiomas da dupla licenciatura: o português e o alemão. Este estudo, de cunho bibliográfico, além de descrever as atividades realizadas na sequência didática, busca analisá-las criticamente, tendo como base os trabalhos de Candau (2020). Como fundamentação teórica para a proposta de sequência didática nos apoiamos nos pressupostos defendidos por Cosson no livro Letramento Literário (2014). Um dos objetivos principais da proposta elaborada foi a busca pela promoção da formação cultural dos alunos, através da interface entre língua e literatura.
Materia: Literatura alemã
Contos de fadas
Formação de leitores
Mediação cultural
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-sep-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Alemão

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LEBACosta.pdf404.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.