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dc.contributor.advisorFolly, Rossana Odette Mattos-
dc.contributor.authorSouza, Giovanna Lis Calixto de-
dc.date.accessioned2024-07-03T15:46:58Z-
dc.date.available2024-07-05T03:00:19Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23078-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessos industriaispt_BR
dc.subjectEngenharia de processospt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.titleSala de aula 5.0 aplicada ao ensino de engenharia de processospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4307857099553577pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3780884288070548pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Valdman, Andrea-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0710718075130880pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo, Carla Luciane Manske-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074332074355758pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Fabiana Valéria da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8778107230566167pt_BR
dc.description.resumoDesde meados do século XX, o contínuo desenvolvimento das redes de comunicação industriais regula a organização do mercado de trabalho mundial, impactando significativamente no avanço tecnológico de forma exponencial. Em contrapartida, as estruturas de formação acadêmicas discutem de forma contínua como acompanhar essas transformações, na busca de formar um profissional atualizado para o mercado de trabalho e um cidadão apto a lidar com a tecnologia. Sendo assim, as dinâmicas e metodologias de ensino vêm sendo modernizadas no intuito de capacitar os indivíduos ao uso consciente e eficiente da tecnologia, além de formar profissionais com habilidades criativas aplicadas à resolução de problemas. As metodologias aplicadas em cursos superiores de engenharia vêm sendo discutidas para incentivar o desenvolvimento dessas habilidades, corroborando, portanto, para uma aproximação entre a academia, a indústria e a sociedade. O principal objetivo deste trabalho consiste na proposição de atividades didáticas conceituadas nos moldes da Sala de Aula 5.0, integrando conceitos de automação e processos industriais com conceitos de liderança, trabalho em equipe e desenvolvimento de soluções para problemas propostos. A infraestrutura e as atividades didáticas desenvolvidas são centradas em soft-skills e na aplicação da teoria na prática, preparando o profissional de Engenharia de Processos para um ambiente industrial, apto a gerenciar uma grande quantidade de dados em um mundo altamente tecnológico e colaborativo. Industrialmente, os softwares de armazenamento e gerenciamento de dados, denominados PIMS (Plant Information Management System), tornam-se cada vez mais relevantes e indispensáveis aos engenheiros de processos. O presente trabalho desenvolveu no laboratório de automação e controle (LAC) da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um ambiente industrial PIMS aplicado a uma caldeira em escala semi-industrial. A integração do PIMS com a instrumentação fieldbus disponível na planta foi desenvolvida através da interface com o protocolo de comunicação OPC (Open Platform Communications), em analogia aos recursos normalmente encontrados no ambiente industrial. Testes 26 experimentais preliminares permitiram o comissionamento da instrumentação envolvida, além da definição de atividades didáticas compatíveis com a proposta principal do trabalho. A partir disso, foram propostas 7 atividades didáticas para estudantes universitários do primeiro até o último ano de formação, integrando conceitos de Engenharia de Processos, Transferência de Calor, Modelagem Dinâmica de Processos, Controle e Instrumentação de Processos, Laboratório de Engenharia Química e Termodinâmica. As atividades também podem ser adaptadas para alunos do ensino médio ou para aplicação em feiras de ciências para dentro ou fora da universidade. Todas as atividades apresentam uma sequência didática definida, incluindo objetivo, materiais necessários e o desenvolvimento da mesma. Ao capacitar os indivíduos com habilidades para interpretar dados fenomenológicos temporais e convertê-los em informação útil, contribui-se para a sua inserção em um mercado de trabalho competitivo e para a formação de uma sociedade multidisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::METODOLOGIA DE PROJETO DO PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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