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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Sala de aula 5.0 aplicada ao ensino de engenharia de processos
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Giovanna Lis Calixto de
Orientador: Folly, Rossana Odette Mattos
Coorientador: Valdman, Andrea
Resumo: Desde meados do século XX, o contínuo desenvolvimento das redes de comunicação industriais regula a organização do mercado de trabalho mundial, impactando significativamente no avanço tecnológico de forma exponencial. Em contrapartida, as estruturas de formação acadêmicas discutem de forma contínua como acompanhar essas transformações, na busca de formar um profissional atualizado para o mercado de trabalho e um cidadão apto a lidar com a tecnologia. Sendo assim, as dinâmicas e metodologias de ensino vêm sendo modernizadas no intuito de capacitar os indivíduos ao uso consciente e eficiente da tecnologia, além de formar profissionais com habilidades criativas aplicadas à resolução de problemas. As metodologias aplicadas em cursos superiores de engenharia vêm sendo discutidas para incentivar o desenvolvimento dessas habilidades, corroborando, portanto, para uma aproximação entre a academia, a indústria e a sociedade. O principal objetivo deste trabalho consiste na proposição de atividades didáticas conceituadas nos moldes da Sala de Aula 5.0, integrando conceitos de automação e processos industriais com conceitos de liderança, trabalho em equipe e desenvolvimento de soluções para problemas propostos. A infraestrutura e as atividades didáticas desenvolvidas são centradas em soft-skills e na aplicação da teoria na prática, preparando o profissional de Engenharia de Processos para um ambiente industrial, apto a gerenciar uma grande quantidade de dados em um mundo altamente tecnológico e colaborativo. Industrialmente, os softwares de armazenamento e gerenciamento de dados, denominados PIMS (Plant Information Management System), tornam-se cada vez mais relevantes e indispensáveis aos engenheiros de processos. O presente trabalho desenvolveu no laboratório de automação e controle (LAC) da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um ambiente industrial PIMS aplicado a uma caldeira em escala semi-industrial. A integração do PIMS com a instrumentação fieldbus disponível na planta foi desenvolvida através da interface com o protocolo de comunicação OPC (Open Platform Communications), em analogia aos recursos normalmente encontrados no ambiente industrial. Testes 26 experimentais preliminares permitiram o comissionamento da instrumentação envolvida, além da definição de atividades didáticas compatíveis com a proposta principal do trabalho. A partir disso, foram propostas 7 atividades didáticas para estudantes universitários do primeiro até o último ano de formação, integrando conceitos de Engenharia de Processos, Transferência de Calor, Modelagem Dinâmica de Processos, Controle e Instrumentação de Processos, Laboratório de Engenharia Química e Termodinâmica. As atividades também podem ser adaptadas para alunos do ensino médio ou para aplicação em feiras de ciências para dentro ou fora da universidade. Todas as atividades apresentam uma sequência didática definida, incluindo objetivo, materiais necessários e o desenvolvimento da mesma. Ao capacitar os indivíduos com habilidades para interpretar dados fenomenológicos temporais e convertê-los em informação útil, contribui-se para a sua inserção em um mercado de trabalho competitivo e para a formação de uma sociedade multidisciplinar.
Palavras-chave: Processos industriais
Engenharia de processos
Automação
Capacitação
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::METODOLOGIA DE PROJETO DO PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

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