Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23098
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Nei Carlos dos Santos | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Carlos Henrique Marques de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T15:16:44Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23098 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise combinatória | pt_BR |
dc.subject | Combinatorial analysis | pt_BR |
dc.subject | Análise de livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Textbook analysis | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.title | Por uma construção heurística para o ensino de análise combinatória | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Márcia Maria Fusaro | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de | - |
dc.description.resumo | A Matemática é uma disciplina que gera um misto de sentimentos entre os alunos. Em sua maioria, costumam ser sentimentos negativos devido às dificuldades que permeiam suas experiências para com ela. Em especial, a Análise Combinatória é um tópico que gera dificuldades não só para os alunos, mas também para os professores. Frequentemente a mesma é indicada por professores de Matemática do Ensino Médio como uma das matérias mais difíceis de ser ensinada. Atualmente, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular, esse tema passou a figurar também nos anos finais do Ensino Fundamental, mais especificamente no 8° ano. Muitos desses docentes, tem no seu dia a dia a presença do Livro Didático que é utilizado ora como mera referência, ora como soberano no planejamento das aulas, principalmente por professores menos experientes e em temas de pouco domínio. Com isso, além dos tradicionais problemas do ensino de Matemática, que afetam o ensino de Combinatória, temos a forte presença do discurso presente nesses livros, o que pode atenuar ou reforçar tais problemas, além de criar outros. A fim de observar em detalhes a maneira que essas obras conduzem o ensino de Combinatória, apresentamos neste trabalho uma análise de todo o seu conteúdo voltado para esse tópico, que é mostrado logo após uma sugestão de abordagem para o ensino do mesmo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Carlos Peixoto_compressed.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.