Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRocha, Nei Carlos dos Santos-
dc.contributor.authorPeixoto, Carlos Henrique Marques de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-09T15:16:44Z-
dc.date.available2024-07-11T03:00:19Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23098-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectCombinatorial analysispt_BR
dc.subjectAnálise de livros didáticospt_BR
dc.subjectTextbook analysispt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.titlePor uma construção heurística para o ensino de análise combinatóriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Márcia Maria Fusaro-
dc.contributor.referee2Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de-
dc.description.resumoA Matemática é uma disciplina que gera um misto de sentimentos entre os alunos. Em sua maioria, costumam ser sentimentos negativos devido às dificuldades que permeiam suas experiências para com ela. Em especial, a Análise Combinatória é um tópico que gera dificuldades não só para os alunos, mas também para os professores. Frequentemente a mesma é indicada por professores de Matemática do Ensino Médio como uma das matérias mais difíceis de ser ensinada. Atualmente, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular, esse tema passou a figurar também nos anos finais do Ensino Fundamental, mais especificamente no 8° ano. Muitos desses docentes, tem no seu dia a dia a presença do Livro Didático que é utilizado ora como mera referência, ora como soberano no planejamento das aulas, principalmente por professores menos experientes e em temas de pouco domínio. Com isso, além dos tradicionais problemas do ensino de Matemática, que afetam o ensino de Combinatória, temos a forte presença do discurso presente nesses livros, o que pode atenuar ou reforçar tais problemas, além de criar outros. A fim de observar em detalhes a maneira que essas obras conduzem o ensino de Combinatória, apresentamos neste trabalho uma análise de todo o seu conteúdo voltado para esse tópico, que é mostrado logo após uma sugestão de abordagem para o ensino do mesmo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Carlos Peixoto_compressed.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.