Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23098
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Por uma construção heurística para o ensino de análise combinatória
Autor(es)/Inventor(es): Peixoto, Carlos Henrique Marques de Oliveira
Tutor: Rocha, Nei Carlos dos Santos
Resumen: A Matemática é uma disciplina que gera um misto de sentimentos entre os alunos. Em sua maioria, costumam ser sentimentos negativos devido às dificuldades que permeiam suas experiências para com ela. Em especial, a Análise Combinatória é um tópico que gera dificuldades não só para os alunos, mas também para os professores. Frequentemente a mesma é indicada por professores de Matemática do Ensino Médio como uma das matérias mais difíceis de ser ensinada. Atualmente, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular, esse tema passou a figurar também nos anos finais do Ensino Fundamental, mais especificamente no 8° ano. Muitos desses docentes, tem no seu dia a dia a presença do Livro Didático que é utilizado ora como mera referência, ora como soberano no planejamento das aulas, principalmente por professores menos experientes e em temas de pouco domínio. Com isso, além dos tradicionais problemas do ensino de Matemática, que afetam o ensino de Combinatória, temos a forte presença do discurso presente nesses livros, o que pode atenuar ou reforçar tais problemas, além de criar outros. A fim de observar em detalhes a maneira que essas obras conduzem o ensino de Combinatória, apresentamos neste trabalho uma análise de todo o seu conteúdo voltado para esse tópico, que é mostrado logo após uma sugestão de abordagem para o ensino do mesmo.
Materia: Análise combinatória
Combinatorial analysis
Análise de livros didáticos
Textbook analysis
Ensino de matemática
Mathematics teaching
Educação matemática
Mathematics education
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Unidade de producción: Instituto de Matemática
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia - Carlos Peixoto_compressed.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.