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dc.contributor.advisorBorschiver, Suzana-
dc.contributor.authorRabelo, Miguel Lima-
dc.date.accessioned2024-07-16T15:40:13Z-
dc.date.issued2023-07-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23143-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálse de mercadopt_BR
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectIndústria cervejeirapt_BR
dc.subjectProspecção tecnológicapt_BR
dc.titleAnálise do mercado nacional de cerveja: um estudo sobre os principais players, tendências de consumo e inovações tecnológicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9279812350120595pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4460629818483735pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Campos Neto, Daniel Tinoco-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0914562459197181pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Carla Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2917698533094693pt_BR
dc.contributor.referee2Rosini, Thiago Pedro-
dc.description.resumoA cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo. O Brasil é atualmente o terceiro maior produtor mundial desse produto, que movimentou mais de 2% do PIB nacional e gerou mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos em 2022. Tendo em vista sua importância econômica e complexidade, torna-se evidente a necessidade de uma maior compreensão acerca do mercado nacional de cervejas, tanto do ponto de vista das principais empresas do setor quanto de seus consumidores. O presente trabalho teve como objetivo investigar o mercado de cervejas no Brasil, identificando suas características econômicas, principais players, tendências de consumo, produtos lançados no mercado; e analisando as principais inovações tecnológicas na indústria cervejeira por meio de uma prospecção tecnológica de patentes nacionais das maiores empresas do ramo. A pesquisa reuniu relatórios de mercado, pesquisas com o consumidor, relatórios anuais de empresas e 46 patentes. Os resultados obtidos indicaram as empresas Ambev, Heineken e Grupo Petrópolis como os principais players do mercado. As principais tendências encontradas estavam relacionadas ao consumo de cervejas de baixo custo, cervejas com apelo à saúde, cervejas premium e marcas de cervejas que estão comprometidas com a sustentabilidade. Todos os players apresentaram pelo menos um produto lançado nos últimos 5 anos que se enquadram nessas categorias, à exceção do Grupo Petrópolis, que não apresentou nenhum produto atrelado à saudabilidade. Com relação às inovações tecnológicas, 43 patentes foram analisadas. A Ambev apresentou majoritariamente patentes relacionadas à experiência do consumidor, como chopeiras, barris de chopp e refrigeradores, enquanto a Heineken desenvolveu mais inovações relacionadas a novos processos de fabricação e novas formulações, como cerveja sem glúten e cerveja sem álcool, que foram identificadas como tendências de consumo atuais. O Grupo Petrópolis se concentrou em patentes relacionadas à otimização de processos voltados para embalagens, como impressões em garrafas e triagem automática de embalagens recicláveis. Dessa forma, a partir do presente estudo, foi possível obter uma compreensão mais clara e aprofundada sobre o mercado de cervejas nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-07-17T15:40:14Z-
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