Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23143
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise do mercado nacional de cerveja: um estudo sobre os principais players, tendências de consumo e inovações tecnológicas
Autor(es)/Inventor(es): Rabelo, Miguel Lima
Orientador: Borschiver, Suzana
Coorientador: Campos Neto, Daniel Tinoco
Resumo: A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo. O Brasil é atualmente o terceiro maior produtor mundial desse produto, que movimentou mais de 2% do PIB nacional e gerou mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos em 2022. Tendo em vista sua importância econômica e complexidade, torna-se evidente a necessidade de uma maior compreensão acerca do mercado nacional de cervejas, tanto do ponto de vista das principais empresas do setor quanto de seus consumidores. O presente trabalho teve como objetivo investigar o mercado de cervejas no Brasil, identificando suas características econômicas, principais players, tendências de consumo, produtos lançados no mercado; e analisando as principais inovações tecnológicas na indústria cervejeira por meio de uma prospecção tecnológica de patentes nacionais das maiores empresas do ramo. A pesquisa reuniu relatórios de mercado, pesquisas com o consumidor, relatórios anuais de empresas e 46 patentes. Os resultados obtidos indicaram as empresas Ambev, Heineken e Grupo Petrópolis como os principais players do mercado. As principais tendências encontradas estavam relacionadas ao consumo de cervejas de baixo custo, cervejas com apelo à saúde, cervejas premium e marcas de cervejas que estão comprometidas com a sustentabilidade. Todos os players apresentaram pelo menos um produto lançado nos últimos 5 anos que se enquadram nessas categorias, à exceção do Grupo Petrópolis, que não apresentou nenhum produto atrelado à saudabilidade. Com relação às inovações tecnológicas, 43 patentes foram analisadas. A Ambev apresentou majoritariamente patentes relacionadas à experiência do consumidor, como chopeiras, barris de chopp e refrigeradores, enquanto a Heineken desenvolveu mais inovações relacionadas a novos processos de fabricação e novas formulações, como cerveja sem glúten e cerveja sem álcool, que foram identificadas como tendências de consumo atuais. O Grupo Petrópolis se concentrou em patentes relacionadas à otimização de processos voltados para embalagens, como impressões em garrafas e triagem automática de embalagens recicláveis. Dessa forma, a partir do presente estudo, foi possível obter uma compreensão mais clara e aprofundada sobre o mercado de cervejas nacional.
Palavras-chave: Análse de mercado
Inovação tecnológica
Estudo de caso
Indústria cervejeira
Prospecção tecnológica
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

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