Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23150
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chaves, Maria Cecília de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Fabricio Henrique Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T19:33:29Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Fabricio Henrique Cardoso. Empreendedorismo e inovação: aderência curricular sob a ótica do corpo discente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23150 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Crise econômica | pt_BR |
dc.title | Empreendedorismo e inovação: aderência curricular sob a ótica do corpo discente do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3676460678210251 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a crise econômica advinda da pandemia do Covid-19, o índice de desemprego aderiu um movimento crescente fomentando o aumento da porcentagem da população que se arrisca no mundo do empreendedorismo e, junto a isso, as novas demandas do mercado sinalizando a necessidade de um profissional de contabilidade que não mais se restrinja a um mero guarda livro, mas que mostre suas competências e habilidades capazes de acompanhar tais mudanças no cenário. Dessa forma, torna-se mais relevante a necessidade de que os contadores tenham em sua formação contato com a educação empreendedora, somando a essas circunstancias os avanços tecnológicos e o novo papel do contador têm desempenhado dentro das corporações, criam a demanda que os currículos abordem os assuntos supracitados em suas ementas. Nesse sentido, ocorreu um movimento de atualização curricular nos últimos anos em prol de abordar o empreendedorismo e inovação nos cursos de Ciências Contábeis. O objetivo desse trabalho foi analisar se as ementas da atividades curriculares e extracurriculares no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro e abordar a aderência da grade curricular a essa nova percepção do profissional contábil assim com investigar a visão do corpo discente a respeito da ementa como um todo, e em particular, a respeito dos assuntos de Empreendedorismo e Inovação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FHCBARBOSA.pdf | 13.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.