Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChaves, Maria Cecília de Carvalho-
dc.contributor.authorBarbosa, Fabricio Henrique Cardoso-
dc.date.accessioned2024-07-16T19:33:29Z-
dc.date.available2024-07-18T03:00:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARBOSA, Fabricio Henrique Cardoso. Empreendedorismo e inovação: aderência curricular sob a ótica do corpo discente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23150-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.titleEmpreendedorismo e inovação: aderência curricular sob a ótica do corpo discente do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3676460678210251pt_BR
dc.description.resumoCom a crise econômica advinda da pandemia do Covid-19, o índice de desemprego aderiu um movimento crescente fomentando o aumento da porcentagem da população que se arrisca no mundo do empreendedorismo e, junto a isso, as novas demandas do mercado sinalizando a necessidade de um profissional de contabilidade que não mais se restrinja a um mero guarda livro, mas que mostre suas competências e habilidades capazes de acompanhar tais mudanças no cenário. Dessa forma, torna-se mais relevante a necessidade de que os contadores tenham em sua formação contato com a educação empreendedora, somando a essas circunstancias os avanços tecnológicos e o novo papel do contador têm desempenhado dentro das corporações, criam a demanda que os currículos abordem os assuntos supracitados em suas ementas. Nesse sentido, ocorreu um movimento de atualização curricular nos últimos anos em prol de abordar o empreendedorismo e inovação nos cursos de Ciências Contábeis. O objetivo desse trabalho foi analisar se as ementas da atividades curriculares e extracurriculares no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro e abordar a aderência da grade curricular a essa nova percepção do profissional contábil assim com investigar a visão do corpo discente a respeito da ementa como um todo, e em particular, a respeito dos assuntos de Empreendedorismo e Inovação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FHCBARBOSA.pdf13.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.