Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/23150
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Empreendedorismo e inovação: aderência curricular sob a ótica do corpo discente do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Barbosa, Fabricio Henrique Cardoso |
Orientador: | Chaves, Maria Cecília de Carvalho |
Resumo: | Com a crise econômica advinda da pandemia do Covid-19, o índice de desemprego aderiu um movimento crescente fomentando o aumento da porcentagem da população que se arrisca no mundo do empreendedorismo e, junto a isso, as novas demandas do mercado sinalizando a necessidade de um profissional de contabilidade que não mais se restrinja a um mero guarda livro, mas que mostre suas competências e habilidades capazes de acompanhar tais mudanças no cenário. Dessa forma, torna-se mais relevante a necessidade de que os contadores tenham em sua formação contato com a educação empreendedora, somando a essas circunstancias os avanços tecnológicos e o novo papel do contador têm desempenhado dentro das corporações, criam a demanda que os currículos abordem os assuntos supracitados em suas ementas. Nesse sentido, ocorreu um movimento de atualização curricular nos últimos anos em prol de abordar o empreendedorismo e inovação nos cursos de Ciências Contábeis. O objetivo desse trabalho foi analisar se as ementas da atividades curriculares e extracurriculares no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro e abordar a aderência da grade curricular a essa nova percepção do profissional contábil assim com investigar a visão do corpo discente a respeito da ementa como um todo, e em particular, a respeito dos assuntos de Empreendedorismo e Inovação. |
Palavras-chave: | Empreendedorismo Pandemias Inovação Currículo Contabilidade COVID-19 Crise econômica |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | BARBOSA, Fabricio Henrique Cardoso. Empreendedorismo e inovação: aderência curricular sob a ótica do corpo discente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FHCBARBOSA.pdf | 13.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.