Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23150
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Empreendedorismo e inovação: aderência curricular sob a ótica do corpo discente do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Fabricio Henrique Cardoso
Orientador: Chaves, Maria Cecília de Carvalho
Resumo: Com a crise econômica advinda da pandemia do Covid-19, o índice de desemprego aderiu um movimento crescente fomentando o aumento da porcentagem da população que se arrisca no mundo do empreendedorismo e, junto a isso, as novas demandas do mercado sinalizando a necessidade de um profissional de contabilidade que não mais se restrinja a um mero guarda livro, mas que mostre suas competências e habilidades capazes de acompanhar tais mudanças no cenário. Dessa forma, torna-se mais relevante a necessidade de que os contadores tenham em sua formação contato com a educação empreendedora, somando a essas circunstancias os avanços tecnológicos e o novo papel do contador têm desempenhado dentro das corporações, criam a demanda que os currículos abordem os assuntos supracitados em suas ementas. Nesse sentido, ocorreu um movimento de atualização curricular nos últimos anos em prol de abordar o empreendedorismo e inovação nos cursos de Ciências Contábeis. O objetivo desse trabalho foi analisar se as ementas da atividades curriculares e extracurriculares no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro e abordar a aderência da grade curricular a essa nova percepção do profissional contábil assim com investigar a visão do corpo discente a respeito da ementa como um todo, e em particular, a respeito dos assuntos de Empreendedorismo e Inovação.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Pandemias
Inovação
Currículo
Contabilidade
COVID-19
Crise econômica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARBOSA, Fabricio Henrique Cardoso. Empreendedorismo e inovação: aderência curricular sob a ótica do corpo discente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FHCBARBOSA.pdf13.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.